As 10 músicas brasileiras mais conhecidas internacionalmente

15/10/2022 às 12:003 min de leitura

Músicas embalam momentos. Um namoro, uma amizade, uma festa. Se você pensar bem, vai encontrar canções que servem de registros de fases da sua vida. E não seria diferente com as músicas brasileiras, que, além de tudo, contam um pouco sobre a nossa história. Para celebrá-la, a revista Rolling Stone Brasil fez uma lista com as 100 melhores.

A equipe que fez a votação era composta por 92 integrantes, entre pesquisadores, produtores musicais e críticos especializados. A composição foi feita, originalmente, em 2009, mas atualizada ao longo dos anos – ao menos até 2018, quando a publicação mudou de editora e deixou de ser impressa. Confira as 10 primeiras da lista!

10. "Alegria, Alegria", Caetano Veloso

Perto do auge da ditadura militar, Caetano Veloso compôs "Alegria, Alegria", canção que seria considerada o marco inicial do Tropicalismo. É considerada uma música que soube unir a contemporaneidade, o pop e elementos da cultura de massa da época.

9. "Canto de Ossanha", Baden Powell e Vinicius de Moraes

Baden Powell é uma dos instrumentistas mais cultuados no mundo todo. Em 1966, ele se juntou a outro mestre, Vinicius de Moraes, para gravar um projeto todo inspirado no candomblé, sambas de roda e outros elementos característicos da cultura popular afro-brasileira. Daí sai "Canto de Ossanha", símbolo do sincretismo brasileiro.

8. "Detalhes", Roberto Carlos

Achou que não ia ter o Rei nessa lista? Achou errado. Roberto Carlos e Erasmo Carlos compuseram juntos "Detalhes", uma das canções icônicas do Robertão. Integrante do disco Roberto Carlos, lançado em 1971, fez a crítica especializada se derreter pelo cantor. É considerada o marco da maturidade do músico, que havia acabado de fazer 30 anos.

7. "Panis et Circencis", Os Mutantes

Apesar de composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil, em 1968 "Panis et Circencis" foi ficar famosa mesmo pelo arranjo ao estilo rock psicodélico da banda Os Mutantes. Originalmente, saiu no disco Os Mutantes, e depois como uma espécie de canção manifesto em Tropicalia ou Panis et Circencis, porém com arranjos diferentes.

6. "Chega de Saudade", João Gilberto

"Chega de Saudade" é um símbolo da bossa nova, considerada seu marco inicial. Lançada em 1958, unia três gênios da música brasileira: letra de Vinicius de Moraes, música de Tom Jobim e interpretação de João Gilberto.

5. "Mas Que Nada", Jorge Ben

Composta em 1963 por Jorge Ben Jor, "Mas Que Nada" integra um dos álbuns de maior sucesso da música brasileira, Samba Esquema Novo. É considerada uma das canções brasileiras mais conhecidas no exterior, resultado dos arranjos inovadores que o músico inseriu, fugindo à bossa nova tradicional da época.

4. "Asa Branca", Luiz Gonzaga

Autoria da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, foi gravada pela primeira vez em 1947. Segundo o Ecad, é a quarta canção mais regravada da música brasileira, com 316 registros. Narra a seca no Nordeste e o impacto dela na vida dos habitantes da região.

3. "Carinhoso", Pixinguinha

Um dos maiores músicos da história da música popular brasileira, Pixinguinha impulsionou o choro como gênero. "Carinhoso" é sua composição mais importante, feita entre 1916 e 1917, e gravada apenas em 1928. Foi tema de diversas novelas, possuindo, segundo o Ecad, 411 regravações registradas.

2. "Águas de Março", Elis Regina e Tom Jobim

Um das mais famosas composições de Tom Jobim, foi gravada pela primeira vez por João Bosco, em 1972. Contudo, é a versão em duo com a cantora Elis Regina, no álbum Elis & Tom, que entrou para a história. Conta a história que a inspiração surgiu de um dia cansativo, em que tentava compor outra música, "Matita Perê".

1. "Construção", Chico Buarque

Faixa que batiza o álbum homônimo, "Construção" foi composta e lançada por Chico Buarque em 1971. Escrita durante o período em que o músico vivia exilado na Itália, é uma das canções mais emblemáticas de sua carreira.

Não à toa, ficou em primeiro lugar da lista. Inúmeros músicos em todo o mundo celebram a faixa como um épico, responsável por transformar a maneira como se enxergava a música no hemisfério Sul.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: