Ciência
23/10/2022 às 12:00•3 min de leitura
Um dos gêneros mais populares no mundo do cinema é, sem dúvidas, o terror. Diferente do que muitos podem imaginar, essa fascinação do público pelos filmes assustadores é bem antiga e se iniciou ainda na época do cinema mudo. Um dos pontos positivos é que, com isso, temos diversos clássicos do horror que entraram em domínio público e podem ser vistos totalmente de graça em sites como o YouTube.
Para tornar a sua semana mais emocionante, separamos alguns dos melhores filmes de terror que estão em domínio público e na íntegra no YouTube. Confira logo abaixo!
Se os filmes de vampiros ainda são populares, temos que lembrar que o clássico Nosferatu é um dos pioneiros do gênero no cinema. A obra de 1922 é uma adaptação do livro Drácula de Bram Stoker e chegou a ser processada pelos herdeiros do autor, mesmo usando nomes e uma história levemente diferente do romance.
Felizmente, tanto a trama de Stoker como Nosferatu estão em domínio público atualmente e o filme pode ser conferido de graça no YouTube.
Não há dúvidas entre os fãs de filmes de terror que A Casa dos Maus Espíritos é um grande clássico, ainda mais pela premissa que foi tão copiada em outras obras posteriormente.
O longa de 1959 acompanha um milionário que oferece um prêmio em dinheiro para um grupo de pessoas, sob a condição de que eles passem a noite em uma casa mal assombrada. Existe um remake chamado A Casa da Colina (1999), mas recomendamos o original mesmo.
Ao ouvir falar sobre A Loja dos Horrores, você pode lembrar do famoso musical ou do nostálgico filme estrelado por Rick Moranis em 1986, mas neste caso estamos falando sobre o longa que inspirou todas essas obras.
Lançado em 1960, o filme original mistura elementos de terror com comédia e conta com uma das primeiras performances do ator Jack Nicholson, ainda em um papel bem pequeno. Vale a pena conferir no YouTube!
Para a tristeza de alguns, não estamos falando da animação da Disney lançada em 1996, mas de um dos primeiros longas-metragens baseados no livro de Victor Hugo. Esse filme de 1923 foi um dos grandes sucessos do cinema mudo em sua época, recebendo grandes elogios pela maquiagem do protagonista.
Essa obra também é muito celebrada por ter inspirado os clássicos filmes de monstros produzidos entre as décadas de 1930 e 1950 pelo estúdio Universal.
Apesar de não ter feito um grande sucesso em sua estreia em 1962, O Parque Macabro recebeu reconhecimento ao longo dos anos, sendo citado como uma das grandes influências para diretores como David Lynch, George Romero e Lucrecia Martel.
A trama simples, mas bem executada, conta a história de uma mulher assombrada por espíritos após um acidente de carro.
Provavelmente um dos filmes mais conhecidos da nossa lista, A Noite dos Mortos-Vivos foi o responsável por popularizar todo tipo de mídia envolvendo zumbis nas últimas décadas.
O interessante é que essa famosa obra de George Romero só está em domínio público porque seu distribuidor original esqueceu de indicar os direitos autorais no material, algo que era necessário em 1968 para garantir que a obra tivesse seu copyright protegido nos Estados Unidos.
O filme mais novo da nossa lista é Noite de Sombras, Noite de Sangue (1974). Se hoje ele pode ser considerado um clássico entre os filmes de terror de sua década, dá para dizer que sua recepção original foi bem menos favorável entre os críticos.
Vale mencionar que esse também só entrou em domínio público tão cedo porque seu distribuidor não registrou seus direitos autorais.