7 países que foram proibidos de jogar a Copa do Mundo da FIFA

16/11/2022 às 04:002 min de leitura

A Copa do Mundo de 2022, sediada no Qatar, começa em novembro e promete parar o planeta inteiro. O torneio de futebol mais importante do mundo reúne diversos países que se encontram para celebrar o esporte e mexer com as emoções de muita gente. 

Contudo, ao longo da história, diversos países foram barrados pela FIFA — organização internacional que dirige o futebol — e não puderam participar da competição. Boa parte das sanções foi de cunho político, como uma maneira de punir os países que causaram ou contribuíram com diversos conflitos, principalmente os bélicos. 

1. Espanha 

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939) jogou a seleção do país pra escanteio. (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939) jogou a seleção do país pra escanteio. (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

O porquê da não participação da seleção espanhola na Copa de 1938 tem duas versões. A primeira diz que a equipe ficou fora por uma questão política, que no caso era a guerra civil pela qual o país passava. De acordo com essa versão, a FIFA teria rejeitado a solicitação da Federação Espanhola e o time não chegou sequer a disputar as eliminatórias para o torneio.  

A segunda versão relata que foi a própria seleção que desistiu da competição, pois a Federação Espanhola não teria enviado a documentação com o pedido para participar das eliminatórias.

2 e 3. Alemanha e Japão

As duas seleções não puderam ver de perto o Brasil perder para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 em pleno Maracanã superlotado — o número oficial de pagantes é de mais de 173 mil pessoas. 

O motivo: as sanções impostas aos países após a Segunda Guerra Mundial. O pedido para barrar as duas federações veio da ONU (Organização das Nações Unidas), solicitação que foi aceita pela FIFA.

4. África do Sul

Apartheid foi o responsável por afastar a África do Sul das Copas. (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)Apartheid foi o responsável por afastar a África do Sul das Copas. (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

A África do Sul foi banida pela FIFA de competições de futebol de 1961 a 1992 em decorrência do regime de segregação racial conhecido como apartheid. A seleção sul-africana só voltou a jogar competições em 1992, quando participou das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, mas não conseguiu a classificação. Seu retorno à competição só ocorreu em 1998.  

5. México

A seleção mexicana ficou fora da Copa de 1990, na Itália, devido ao “escândalo dos cachirules”, no qual quatro atletas que jogaram o Mundial Sub-20 de 1998 tinham idade acima da permitida. 

Como punição, a FIFA proibiu todas as seleções mexicanas de futebol de participar de competições por dois anos.   

6. Chile

O Chile ficou fora da Copa de 1994, realizada nos Estados Unidos, graças a um dos acontecimentos mais icônicos do futebol sul-americano: a farsa do goleiro Roberto Rojas, que simulou ter sido atingido por um sinalizador durante partida contra o Brasil em 1989. 

Sinalizador teria ferido o goleiro Rojas num jogo das eliminatórias para a Copa. Tudo mentira. (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)Sinalizador teria ferido o goleiro Rojas num jogo das eliminatórias para a Copa. Tudo mentira. (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Na ocasião, o goleiro da seleção chilena fingiu ter sido alvo de um sinalizador que havia sido arremessado no gramado, porém o corte que ele apresentava foi feito por uma lâmina que Rojas tinha escondido numa das luvas. 

O resultado da farsa foi o banimento do Chile da Copa de 1994. Já o goleiro foi banido de forma definitiva do futebol.

7. Rússia

Neste ano, a Federação Russa foi impedida de participar da Copa do Mundo de 2022 como sanção pela invasão à Ucrânia, que resultou numa guerra de grande impacto global, gerando problemas geopolíticos, econômicos e humanitários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: