Copa do Mundo 2022: Catar contratou fãs de mentira para o evento?

18/11/2022 às 08:002 min de leitura

O Catar se tornou alvo de mais algumas duras críticas nas últimas semanas pela quantidade de vídeos que passaram a circular pelas redes sociais com milhares de torcedores desfilando pelas ruas de Doha, capital do país, uma semana antes da abertura da Copa do Mundo 2022.

Nas imagens disponibilizadas, podemos ver diversos fãs portando centenas de bandeiras, rostos pintados e faixas. Os vídeos foram divulgados pelo Qatar Living, a primeira plataforma comunitária oficial do país no TikTok. O problema disso tudo? Muitas pessoas passaram a questionar a veracidade desses supostos "fãs" e seu comportamento. 

Desfiles falsos

@qatarliving

Brazilian national team fans and supporters in Doha Corniche ?????? ?????? ???????? ?? ?????? ??????

? original sound - qatarliving


Não precisou de muito tempo para que uma multidão na internet passassem a analisar cada segundo dos vídeos, levantando questões a respeito da legitimidade daqueles presentes no local. Por conta disso, a imprensa internacional passou a investigar a situação.

Em sua reportagem, o jornal inglês The Sun afirma que ainda não está claro se os torcedores são apenas trabalhadores estrangeiros que residem no Catar e escolheram festejar mais cedo, ou se as autoridades locais estão organizando esses desfiles. É possível ver pelas imagens que existem grupos de torcedores apoiando diversos dos 32 países participantes da Copa do Mundo 2022.

Parte do problema também passa pelo fato do Catar ter sido acusado de algo parecido em 2014. Naquela época, existiam indícios de que o país estava contratando trabalhadores migrantes para atuar como "falsos fãs de esportes", de forma que ocupassem os lugares vagos em arenas vazias para fazê-las parecer cheias.

Acusações de racismo

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)


Sejam os torcedores contratados ou não pelo Catar, a polêmica envolvendo as multidões em Doha não param por aí. Na outra ponta da corda, muitos internautas chegaram a argumentar que os vídeos de indianos torcendo por outras seleções só chamou a atenção do mundo Ocidental por conta do racismo.

No Twitter, é possível ver publicações de pessoas afirmando que diversas dos posts falando sobre "farsa" só ocorrem por conta da cor de pele desses torcedores. "Eu sinto que muitos desses vídeos só viralizaram por que a maioria das pessoas não quer aceitar que uma pessoa de pele marrom pode ser torcedora da Alemanha", comentou um internauta.

Em reportagem, o jornal The Telegraph afirmou que diversos torcedores indianos que apoiam a Inglaterra se sentiram "degradados" por serem chamados de "falsos" ao superarem os ingleses quando foram recepcionar o time da Inglaterra fora de seu hotel. "Nós somos muito fãs da Inglaterra. Desde pequenos, meu jogador favorito é David Beckham. Mas também gostamos muito de Wayne Rooney e de Michael Owen", respondeu um dos torcedores para a imprensa internacional.

É preciso considerar a possibilidade de que nem todas essas pessoas podem estar envolvidas em trabalhos para o governo do Catar, principalmente pelo fato do sul asiático ter o costume de apoiar seleções de maior expressão no cenário mundial. Nesse sentido, o futebol quebraria qualquer barreira de nacionalidade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: