Seleção Brasileira: por que tem uma cruz no símbolo da CBF?

01/12/2022 às 09:002 min de leitura

A Seleção Brasileira segue brilhando na Copa do Mundo do Qatar. Após alcançar o recorde de 17 jogos sem perder na fase de grupos, nosso time se prepara para vestir a camisa mais uma vez em um jogo contra Camarões nessa sexta-feira (2) — e, ao menos no que diz respeito ao uniforme, tem de tudo para chegar em campo abençoada.

Talvez muitos não saibam, mas o uniforme da seleção canarinho possui um elemento religioso em sua composição há mais de um século. Ficou curioso para saber qual é a relação? Então prossiga sua leitura.

Escudo da CBF tem a Cruz da Ordem de Cristo 

Quando observamos a evolução do escudo da CBF ao longo dos anos, percebemos que desde 1917 ele traz uma pequena cruz envolvendo as iniciais da Confederação Brasileira de Futebol. Essa é a famosa Cruz da Ordem de Cristo, criada em 1319 pelo Papa João XXII como pedido do rei de Portugal para defender os territórios do Norte da África, que sofriam ameaças de reinos inimigos.

Evolução dos escudos do uniforme da seleção brasileira ao longo dos anos. (Fonte: A12/Reprodução)Evolução dos escudos do uniforme da seleção brasileira ao longo dos anos. (Fonte: A12/Reprodução)

A Ordem de Cristo foi extinta em 1834 (um dado curioso é que Pedro Alvares Cabral fazia parte desse grupo), mas ao menos o seu emblema segue vivo até hoje — e isso inclusive está no artigo 13º da CBF, garantindo que a cruz sempre faz parte do uniforme canarinho.

"O emblema, com o formato já consagrado pelo uso, é azul com a borda amarela com um friso, cortado em cruz por duas listras verdes com frisos amarelos, contendo ao centro uma cruz de Malta branca, com a sigla CBF, sobre a haste horizontal da mesma cruz, em cor azul, podendo figurar a palavra Brasil na parte inferior e na cor verde e na parte superior o número de estrelas representativas de conquistas de Campeonatos Mundiais, em cor verde".

Desde 1917, apenas dois uniformes não contaram com a cruz em sua composição: os utilizados entre 1981 e 1991. Nessa época, ela foi trocada pela imagem da Taça Jules Rimet, o antigo troféu da Copa do Mundo.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: