Artes/cultura
09/12/2022 às 12:00•2 min de leitura
Como seria um museu do coração partido, repleto de objetos que outrora foram símbolo de afeto e de uma relação entre duas pessoas? Se tal pergunta parece hipotética demais para ser concretizada, um museu inaugurado na Croácia veio para mostrar uma forma em que essa ideia pode ser colocada em prática.
O conceito soa bem diferente da ponte dos cadeados, em Paris, que atravessa o Rio Sena, famoso destino onde casais tentam selar seus destinos de uma forma romântica, deixando um registro materializado do seu relacionamento.
(Fonte: Museum of Broken Relationships/Reprodução)
Situado na cidade de Zagreb, o chamado Museum of Broken Relationships surgiu a partir do término do relacionamento do casal Olinka Vistina e Drazen Grubisic, que colocou a ideia em prática em 2006 na forma de um museu itinerante que passou por diversos países.
Depois que essa concepção ficou mais forte, o próprio ex-casal perguntou a amigos próximos se eles também partilhavam dessa necessidade de guardar os itens deixados para trás em algum local, e pouco a pouco a ideia foi se espalhando e transformando o museu num novo abrigo para diversos objetos que carregavam parte da história sentimental das pessoas.
(Fonte: Museum of Broken Relationships/Reprodução)
Considerando que o relacionamento de cada casal é visto sob diferentes prismas mesmo entre as pessoas que fazem (ou faziam) parte dele, o museu é capaz de refletir isso de uma forma única, tendo um acervo composto por diversos itens doados e que espelham diferentes etapas da relação.
Além de cartas, livros, sapatos e itens de vestuário, alguns objetos peculiares também aparecem por lá, muitos deles presentes no próprio momento do fim da união, como um machado – para o alívio dos curiosos, ele não deixou nenhuma vítima! Os chorões de plantão certamente se sentirão representados com a presença de uma garrafa de lágrimas, que é um dos destaques. Afinal, cada item conta sua própria história!
A expectativa é que o local possa oferecer uma maneira criativa de ajudar no processo de superação após o término, além de propor uma reflexão sobre a natureza do amor e da paixão de uma forma simbólica.
(Fonte: Museum of Broken Relationships/Reprodução)
Com o aumento do interesse, novos objetos foram doados. A partir disso, o museu foi aberto em outubro de 2010 num ambiente maior, com 300 metros quadrados, tornando-se o primeiro museu privado na cidade.
Situado numa zona alta e com vista privilegiada, o local já contou com mais de 100 mil visitantes ao longo da sua história, sendo um dos destinos mais procurados por turistas na Croácia.
O sucesso do museu foi tamanho que ele também foi aberto na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde abriu suas portas em 2016. Hoje, também é possível fazer uma visita ao acervo online e ter uma outra forma de contato com a experiência amorosa de outras pessoas.