Artes/cultura
13/12/2022 às 10:00•2 min de leitura
Para quem trabalha no ramo do design, a visão acerca do universo das cores pode ser bem diferente do senso comum, visto que cada cor pode transmitir uma mensagem única. Você já parou para reparar no logotipo das principais marcas?
Nada é criado por acaso: enquanto o vermelho pode representar alegria e um senso de urgência, azul transmite harmonia e seriedade. Tons de roxo, por sua vez, estão mais ligados ao contexto criativo.
Ou seja, as cores são usadas baseadas não apenas numa preferência, mas também no impacto que causam. E isso é tão forte que elas desempenham um papel até mesmo no processo de decisão de compra das pessoas.
Como resultado, temos a comunicação visual elencada como um importante meio de definir a identidade, com potencial de afetar a percepção do público acerca de um determinado produto, ainda que de forma inconsciente.
(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Dentro desse contexto, a Pantone, a partir de uma análise minuciosa das tendências, elege a cor do ano desde 2000. O destaque em torno dessa escolha foi aumentando com o passar do tempo, acompanhada mais de perto por diversas empresas, entusiastas e profissionais da área.
Para 2023, Viva Magenta - Pantone 18-1750 foi a escolhida como a cor do ano da Pantone. Proporcionando uma visão vibrante, alegre, corajosa e bastante expressiva, o objetivo é que ela possa ser um reflexo daquilo que acontece no mundo.
Essa cor, em particular, pode representar muitas coisas, como a força e o otimismo. Inspirada no extrato de cochonilha, um corante natural bastante intenso, ela também evoca muitos elementos belos que podemos encontrar na própria natureza, seja nas flores ou mesmo nos tons avermelhados presentes no pôr do sol.
(Fonte: Freepik/Reprodução)
A escolha também chama a atenção pelo contraste com as seleções de anos anteriores. Em 2022, por exemplo, a cor eleita havia sido Very Peri - Pantone 17-3938. O tom de roxo simbolizava a transição pela qual estávamos vivenciando, remetendo à inovação.
O sistema de cores da Pantone foi concebido em 1963 como forma de propor uma solução para a indústria de impressão, facilitando a escolha de combinações e permitindo a identificação de cores em seu tom exato, sejam elas existentes em nosso meio ou criadas artificialmente, no computador, abrangendo um vasto catálogo.
(Fonte: Pexels/Reprodução)
Considerando que a publicidade reflete parte de nossa cultura e possui um alto poder expressivo, ela torna possível o uso da cor bem além do universo do design gráfico, estando presente na indústria têxtil, na confecção de produtos e mesmo em tintas.
De olho nisso, algumas empresas já estão explorando o seu potencial, a exemplo da Motorola, parceira oficial da Pantone, que lançou uma versão do modelo EDGE 30 FUSION inspirado na cor de 2023. Ou seja, a partir de agora, se ver a cor do momento espalhada por aí, já sabe o motivo!