7 das mais bizarras tradições natalinas do mundo

23/12/2022 às 13:002 min de leitura

No Brasil, o Natal é aquela época do ano para reunir a família, comer carne de peru e ouvir as piadinhas do famoso “tio do pavê”. Já em outras partes do mundo, o nascimento de Cristo é comemorado com tradições que vão de queimar imagens de demônios até pendurar teias de aranha na árvore natalina. Conheça 7 dessas tradições bizarras.

1. Guatemala

Na tradição guatemalteca é preciso queimar o lixo e uma imagem do demônio para se livrar das coisas ruins do ano que passou. (Fonte: Shutterstock)Na tradição guatemalteca é preciso queimar o lixo e uma imagem do demônio para se livrar das coisas ruins do ano que passou. (Fonte: Shutterstock)

Na Guatemala, no dia 7 de dezembro, acontece a festa chamada de “La Quema del Diablo”. Nessa tradição, as famílias fazem uma grande faxina em casa, pois acreditam que o demônio se esconde em cantos escuros e sujos. Depois da limpeza, eles fazem uma pilha de entulho com o lixo removido das casas e sobre ela é colocada uma imagem de um diabo. Por fim, eles ateiam fogo nesse monte de sujeira para queimar todas as coisas ruins do ano que está acabando.

2. Filipinas

Tomar banho lavaria as bençãos, segundo os filipinos. (Fonte: Shutterstock)Tomar banho lavaria as bençãos, segundo os filipinos. (Fonte: Shutterstock)

O Natal não é uma festa tão comum nas Filipinas, mas há uma parcela católica da população que comemora a data por lá. A tradição local é a de não tomar banho no dia do Natal, pois eles acreditam que assim a pessoa estaria deixando escorrer na água do banho todas as bençãos recebidas pelo nascimento de Jesus. Além disso, a pessoa também seria acometida por uma doença estranha e bastante duradoura.

3. Sérvia

Passeios noturnos na época do Natal são considerados perigosos na Sérvia. (Fonte: Shutterstock)Passeios noturnos na época do Natal são considerados perigosos na Sérvia. (Fonte: Shutterstock)

Segundo a tradição sérvia, caso alguém seja pego andando pela rua à noite durante o período natalino, um demônio sobe em suas costas e obriga a pessoa a levá-lo aonde ele desejar ir. A maldição só é quebrada quando um galo cantar na manhã seguinte.

4. Ucrânia

Enfeites imitando teias de aranha são comuns nas árvores de Natal ucranianas. (Fonte: Shutterstock)Enfeites imitando teias de aranha são comuns nas árvores de Natal ucranianas. (Fonte: Shutterstock)

Encontrar com uma teia de aranha na manhã do Natal é sinal de sorte para os ucranianos, por isso os pinheiros natalinos são enfeitados com ornamentos em forma de teia por lá.

5. Grécia

Queimar pares de sapatos velhos é tradição na Grécia. (Fonte: Shutterstock)Queimar pares de sapatos velhos é tradição na Grécia. (Fonte: Shutterstock)

Os gregos têm o costume de queimar um par de sapatos antigo no período do Natal. Segundo essa crença, o cheiro ruim que a queima do sapato exala afastaria os “Kallikantzaroi”, uma espécie de duende natalino. Além disso, na Grécia, não é comum dar sapatos de presente no Natal porque se acredita que isso faz com que o presenteado saia da sua vida.

6. Tchéquia

Carpas são as estrelas da ceia natalina na Tchéquia. (Fonte: Shutterstock)Carpas são as estrelas da ceia natalina na Tchéquia. (Fonte: Shutterstock)

Em países do centro-leste europeu, como a Tchéquia, o mais comum é que o prato principal da ceia de Natal seja uma carpa e para desejar prosperidade, os anfitriões colocam uma escama do peixe sobre os pratos vazios dos convidados.

7. Polônia

Crianças nascidas no Natal podem não ser humanas, segundo a crença polonesa. (Fonte: Shutterstock)Crianças nascidas no Natal podem não ser humanas, segundo a crença polonesa. (Fonte: Shutterstock)

Os poloneses acreditam que as crianças que nascem durante o período do Natal podem ser lobisomens ou algum outro tipo de híbrido de humanos com demônios. Caso seja comprovada a natureza não humana do recém-nascido, é preciso retirar sangue de sua testa para curá-lo da maldição.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: