Ciência
08/01/2023 às 11:00•2 min de leitura
Se você pensa que artefatos arqueológicos misteriosos são coisa da ficção, é bom rever seus conceitos. Para te mostrar que na vida real a arqueologia também é repleta de mistérios, separamos uma lista com achados que poderiam facilmente aparecer em filmes do Indiana Jones. Confira!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Em 1890, garimpeiros encontraram, na cidade russa de Yekaterinburg, um totem esculpido em madeira que mede 3 metros de altura. A estátua possui o que parece uma cabeça humana com olhos e boca reconhecíveis. Além disso, há padrões geométricos e mais oito rostos humanos espalhados pela sua extensão.
O dado mais curioso, no entanto, é a sua idade. Estima-se que ela tenha sido esculpida há 11.600 anos, época em que nem as pirâmides do Egito e nem Stonehenge existiam. Isso indica que ele foi criado por sociedades de caçadores-coletores ainda durante a última Idade do Gelo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Descoberto em 1929, um mapa criado em 1513 pelo cartógrafo otomano Piri Reis intriga muitos cientistas até hoje. Anotações presentes no próprio mapa mostram que ele foi elaborado a partir de outras cartas cartográficas criadas por portugueses, espanhóis e árabes, incluindo Cristóvão Colombo.
Os mistérios do mapa recaem sobre a descrição precisa que ele faz da costa brasileira, que havia sido descoberta há apenas 13 anos. Além disso, há no mapa uma representação da Antártida, território que só foi descoberto em 1773.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Esse artefato, encontrado em 1999 na cidade alemã de Nebra, é supostamente a mais antiga representação do firmamento que existe. Datada da Idade do Bronze, o disco parece representar um mapa do sol, da lua e da disposição de estrelas como eram vistos no céu de 1600 anos a.C.
Porém, como ele foi encontrado por saqueadores que o revenderam no mercado clandestino, não se sabe a localização exata de onde foi retirado. Isso faz com que não seja possível definir ao certo sua idade e nem para que ele servia.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Esses artefatos, encontrados na Colômbia, são objeto de inúmeras teorias da conspiração. Medindo de 5 a 7,5 centímetros, eles são pequenas esculturas em ouro. Para alguns arqueólogos, elas são a representação de pássaros, peixes, insetos e outros animais.
Já para os conspiracionistas, eles representam pequenos aviões que seriam um indício de que a civilização pré-colombiana teve contato com seres de outros planetas.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Datadas de 9 mil anos atrás, as 16 máscaras descobertas foram criadas em calcário e representam rostos humanos. Elas possuem olhos, boca e orifícios na lateral que indicam que elas eram possivelmente amarradas ao rosto de alguém ou a um objeto.
Seu objetivo, no entanto, permanece um mistério, mas especula-se que elas estavam associadas a alguma forma de culto ancestral.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Mais uma vítima de inúmeras teorias da conspiração, os chamados Lagartos de Ubaid são estátuas encontradas no Iraque que possuem formas humanoides, mas feições de lagarto. Segundo os teóricos da conspiração, essas seriam representações de que reptilianos viveriam entre nós. Cientistas, entretanto, não sabem ao certo o que elas realmente representam.