4 bizarrices desconhecidas sobre mitos e lendas famosas

14/01/2023 às 11:003 min de leitura

Mitos e lendas populares atravessam gerações e suas origens às vezes ser perdem no tempo. Apesar disso, essas histórias fazem parte das mais variadas culturas e estão intimamente associadas a elas.

Abaixo, nós apresentamos quatro exemplos de como esses contos folclóricos estão diretamente relacionados com a formação da nossa própria sociedade.

1. O Papai Noel esquentado

David Harbour em 'Noite Infeliz' (2022). (Fonte: 87North Productions/Reprodução)David Harbour em 'Noite Infeliz' (2022). (Fonte: 87North Productions/Reprodução)

O Papai Noel é um personagem folclórico com origem bastante incerta. Entre as diferentes figuras históricas que inspiraram o bom velhinho está Nicolau de Bari (270 - 342 d.C.) — o São Nicolau. De origem rica, ele usou sua fortuna para ajudar pessoas necessitadas e, durante uma peregrinação à Terra Santa, ficou conhecido por fazer boas ações e até mesmo alguns milagres. No entanto, Nicolau não era legal o tempo todo.

Em 325 d.C., o imperador Constantino, o Grande, convocou bispos em Nicéia (atual Turquia), para que o cristianismo fosse discutido e passasse a ser aceito como religião oficial. O "Primeiro Concílio de Nicéia" não foi um debate muito cordial e em algumas situações os participantes resolveram os debates com os punhos.

São Nicolau estava entre os bispos e não gostou quando um padre chamado Arius começou a criticar o cristianismo. Nicolau, então, levantou e interrompeu o discurso de Arius com um soco no rosto, o que acabou fazendo com ele fosse destituído de seu bispado e preso por um tempo.

2. Vampiros X fazendeiros comunistas

Edward Lansdale. (Fonte: Wikimedia Commons)Edward Lansdale. (Fonte: Wikimedia Commons)

Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses conseguiram invadir as Filipinas e expulsar os soldados dos EUA que estavam no local. Para tentar conter a violenta ocupação japonesa, foram criados diversos grupos guerrilheiros locais, entre os quais se destacou o Hukbalahap (um acrônimo filipino para “O Exército da Nação Contra o Japão”), conhecidos como os “Huks”.

Com o fim da guerra, esses guerrilheiros não queriam que as Filipinas voltassem a ser uma possessão colonial americana. Como o governo do país era aliado dos EUA, a CIA enviou o general da Força Aérea Edward Lansdale para ajudar na luta contra os Huks, usando uma lenda local. 

No folclore filipino, os aswangs são vampiros metamorfos que drenam o sangue de suas vítimas com uma língua longa e afiada. Lansdale usou isso para assustar os Huks, simulando ataques de soldados que suas tropas matavam. Ele ordenou que o sangue dos Huks derrotados fosse drenado e que fizessem perfurações em seus pescoços. Os corpos foram deixados para outros Huks encontrassem e acreditassem que o companheiro havia sido morto por um aswang. O método foi tão eficaz que a Rebelião Huk foi esmagada em poucos anos.

3. Tomates e bruxaria

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quando os europeus chegaram ao continente americano, eles tiveram contato com uma grande variedade de plantas e animais que nem imaginavam que poderiam existir. Isso proporcionou que diversos alimentos típicos daqui pudessem ser consumidos na Europa — o mais notável exemplo foi o da batata, que tem origem na Cordilheira dos Andes, mas se tornou muito consumida entre os europeus.

Porém, teve uma fruta que ao desembarcar na Europa, virou vilã: o tomate. No início, eles foram recebidos com total hostilidade em algumas partes da Europa, vistos como satânicos. Autoridades europeias acreditavam que bruxas precisavam preparar poções que lhes permitiam voar, e o tomate foi associado a essa prática. Na verdade, o tomate foi vítima de uma infeliz coincidência, pois foi importado pela primeira vez para a Europa por volta de 1540, no auge da histeria das bruxas.

4. A origem dos dragões

'O Hobbit: A Desolação de Smaug'. (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)'O Hobbit: A Desolação de Smaug'. (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Os dragões são criaturas mitológicas bastante populares atualmente, muito graças à cultura pop. Mas muito antes disso eles já estavam presentes em diferentes lendas pelo mundo. Os albaneses têm wyverns e pythons; os franceses têm o Grand'Goule; os antigos gregos tinham a Hidra; a Bíblia Hebraica tem o Leviatã; Os hindus têm o Vritra; os antigos egípcios e mesopotâmicos tinham Apophis e mushussu; e até aqui na América do Sul existe a lenda do Boitatá. Mas qual seria a origem dessa criatura mitológica?

Para historiadora Adrienne Mayor, é possível que as primeiras lendas tenham surgido com as descobertas de fósseis de dinossauros e de enormes mamíferos extintos. Em partes da China, onde fósseis de grandes criaturas extintas são comuns, eles são descritos como “ossos de dragão”.

Já a imagem de um lagarto gigante, na verdade, pode ser associada a um medo evolutivo de cobras. O antropólogo David E. Jones afirma que os humanos têm um medo instintivo desses répteis, que se originou com nossos ancestrais macacos milhões de anos atrás. A evolução incutiu em nós um medo saudável de cobras e quando nossos ancestrais encontravam ossos de criaturas gigantescas, eles foram associados a esse medo instintivo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: