Saúde/bem-estar
10/02/2023 às 07:04•3 min de leitura
Fundada em 1978, a CinemaScore é uma empresa de pesquisa de mercado com foco em cinema. Sua especialidade é medir o apelo que filmes possuem com o público nas mais de 1500 salas de cinema em que atuam, nos Estados Unidos. A metodologia de trabalho da empresa é a mesma utilizada por pesquisas públicas. Eles entregam um cartão aos espectadores que, por sua vez, dão nota ao filme que assistiram.
Ao longo de suas mais de quatro décadas de atuação, levantou a reação do público para muitos filmes. Recentemente, a empresa divulgou uma lista com as mais baixas notas dadas pelos espectadores, considerados os piores filmes de todos os tempos, de acordo com a pesquisa feita. Confira, em ordem cronológica, quais são.
Lançado em 1999, Sedução Fatal tem nomes como Ewan McGregor e Ashley Judd no elenco. No filme, McGregor é uma agente da polícia secreta britânica que espiona a personagem de Judd, a quem suspeita que é chantagista de um oficial do Estado.
Com John Travolta e a estrela de Friends, Lisa Kudrow, no elenco, Bilhete Premiado acompanhava a história de um metereologista metido em problemas financeiros que cria um esquema com seus amigos e a namorada para fraudar a loteria e ganhar o prêmio máximo. Pelo roteiro, entendemos a baixa votação.
Dirigido pelo vencedor do Oscar Janusz Kaminski, Dominação marcou a estreia do cineasta na direção, após duas estatuetas de melhor fotografia. No elenco, a estrela Winona Ryder dá vida a Maya, uma jovem e religiosa mulher que sobrevive a um exorcismo e passa a ajudar padres a realizar outros. Até a sinopse é ruim.
Richard Gere é um dos maiores galãs dos anos 1990, mas iniciou a década seguinte com um terrível Dr. T e as Mulheres. No filme, Gere interpreta um renomado ginecologista da alta classe de Dallas, cuja vida vira de cabeça para baixo, até que a personagem de Helen Hunt, outro nome forte do período, descobre a solução dos problemas do médico.
O início dos anos 2000 foi de uma febre de filmes de suspense e terror que usavam o boom da internet e das novas tecnologias para discutir medos da sociedade. Medopontocombr acompanha um detetive de Nova York enquanto ele investiga mortes misteriosas, que ocorrem após usuários acessarem o site que dá título ao filme.
Bem antes dos videogames virarem presença contínua em Hollywood, Alone in the Dark - O Despertar do Mal levou aos cinemas o jogo de sucesso homônimo. Christian Slater interpreta Edward Carnby, um investigador particular especializado em casos sobrenaturais, que investiga a morte de um de seus amigos. É uma das piores adaptações já feitas na história do cinema.
O Homem de Palha, de 1973, é um clássico do terror. No entanto, seu remake, de 2006, é um desastre retumbante. No Brasil, o filme foi lançado como O Sacrifício, e teve em Nicolas Cage o protagonista de um longa-metragem confuso, em que um xerife investiga o desaparecimento de uma garota em uma pequena ilha.
A década de 2010 teve altos e baixos no cinema de terror, e A Casa Silenciosa, com Elizabeth Olsen no papel de uma jovem presa no refúgio de sua família, se encaixa nos baixos. Até tentaram lançar uma campanha de marketing, dizendo que o filme havia sido filmado em um plano sequência. Nem isso convenceu a crítica e o público.
Mãe!, do excelente diretor Darren Aronofsky, foi um filme que causou polêmica. Apesar de ter boas avaliações nos sistemas digitais como IMDb, o longa-metragem com Jennifer Lawrence e Javier Bardem foi mal avaliado no CinemaScore. Aparentemente, a jornada do casal que passa por transtornos com a chegada de uma série de visitantes não caiu no gosto do público.
Os Órfãos, filme de terror com Finn Wolfhard, de Stranger Things, é o mais recente dos piores filmes de todos os tempos na lista da CinemaScore. O filme seguia a vida de Kate, uma jovem professora que é contratada para ser governanta da mansão de uma rica família londrina. Tudo sai dos eixos quando ela percebe que na residência há mais gente do que os dois irmãos.