As 5 rainhas mais jovens do mundo atualmente

21/03/2023 às 13:002 min de leitura

Títulos da nobreza, como rei e rainha, por vezes podem parecer coisa antiga, mas algumas nações no mundo ainda vivem sob monarquias. Por essa razão, volta e meia alguém assume o principal posto do país. Ainda que hoje seja mais incomum, muitas monarquias já foram comandadas por líderes muito jovens. E hoje, quem são as rainhas mais jovens do mundo?

Se você está pensando que apenas pessoas de muita idade, como era o caso de Elizabeth II, do Reino Unido, são rainhas atualmente, está redondamente enganado. Por conta disso, elaboramos uma lista para que você conheça as mais jovens e poderosas líderes globais a assumirem e se manterem, hoje, nesse posto. Confira.

5. Rainha Máxima (Holanda)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nascida em Buenos Aires e naturalizada holandesa em abril de 2001, a rainha Máxima é a monarca da Holanda desde 2013, junto ao rei Willem-Alexander, com quem se casou doze anos antes.

Filha do ex-secretário de Agricultura do governo ditatorial da Argentina, Máxima, desde que se tornou rainha, é envolvida com projetos de educação financeira, defesa dos direitos LGBTQIAPN+ e integração social de imigrantes.

Junto ao rei, possui três filhas: Catharina-Amalia, Alexia e Ariane. Nascida em 17 de maio de 1971, é a quinta rainha mais jovem do mundo, com 51 anos e 10 meses.

4. Rainha Letizia (Espanha)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Jornalista de formação, com anos de atuação em grandes emissoras, como a TVE e CNN, Letizia Ortiz Rocasolano é a rainha consorte da Espanha desde 2014, quando se casou com o Rei Felipe VI, em 2004. Ela possui dois filhos, Leonor e Sofia, e chegou ao trono após seu sogro, o rei Juan Carlos, abdicar do trono.

Casada anteriormente, chamou a atenção da imprensa local quando namorou o, na época, príncipe espanhol. Letizia nasceu em 15 de setembro de 1972, o que faz dela a quarta rainha mais jovem do mundo, com apenas 50 anos e 6 meses.

3. Rainha Matilde (Bélgica)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Casada desde o dia 4 de dezembro de 1999 com o rei Philippe, a rainha Matilde é a monarca da Bélgica, a primeira da história do país europeu a ter nascido lá. Nascida em 20 de janeiro de 1973, possui atualmente 50 anos e 2 meses, o que faz dela a terceira rainha mais jovem do mundo.

Seu reinado na Bélgica começou no ano de 2013 e desde então ela desenvolve inúmeras atividades humanitárias com a ONU, entre elas a presidência honorária da Unicef no país. Poliglota, Matilde tem o hábito de viajar com frequência atrás de apoio a diferentes organizações sem fins lucrativos que buscam reduzir a pobreza global.

2. Rainha 'Masenate Mohato Seeiso (Lesoto)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nascida Anna Karabo Motsoeneng, a rainha 'Masenate Mohato Seeiso é casada com o rei Letsie III, do Lesoto. Além de ser a segunda nobre mais jovem do mundo, ela entrou para a história do seu país como a primeira plebeia a contrair matrimônio com um membro da família real na era moderna.

'Masenate Mohato Seeiso, cujo reinado iniciou no ano 2000, nasceu em 2 de junho de 1976, o que lhe dá atuais 46 anos e 9 meses. Formada em Educação, atua com voluntariado em diversas causas, especialmente na conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis.

1. Rainha Jetsun Pema (Butão)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nascida em 4 de junho de 1990, a rainha Jetsun Pema, do Butão, é a mais jovem do mundo. São 32 anos e 9 meses atualmente, mas o reinado começou no ano de 2011, quando se casou com o rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck.

Conhecida popularmente como Rainha Dragão do Butão, ela tem dois filhos, os príncipes Jigme — sim, ambos os filhos têm o primeiro nome igual ao pai. Jetsun Pema é a segunda mais velha de uma família de cinco filhos, sendo que o mais velho, Dasho Thinley Norbu, é casado com a meia-irmã do rei, e Ashi Yeatso Lhamo, a mais nova, é casada com o irmão do rei.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: