Quantos filhos teve o rei Henrique VIII?

27/03/2023 às 13:002 min de leitura

Herdeiros de um rei, sejam legítimos ou não, estão sujeitos à notoriedade e, muitas vezes, a lidar com a veracidade de sua linhagem real. Porém, quando se trata dos príncipes e princesas filhos do rei Henrique VIII — um dos monarcas mais infames da história da Inglaterra —, a coisa fica ainda mais complexa.

A história deste rei e, acima de tudo, seus relacionamentos conturbados são alvo de pesquisas que buscam revelar mais sobre esse monarca. E o que os especialistas no assunto falam quando o assunto é a prole real de Henrique VIII? Vamos dar uma olhada.

Quantos filhos Henrique VIII teve?

aHenrique VIII com sua esposa Jane Seymour e o jovem príncipe Eduardo. (Fonte: Wikimedia Commons)

A resposta mais aceita pelos historiadores é cinco (considerando apenas os que sobreviveram aos primeiros dias de vida), sendo que quatro deles foram concebidos dentro de seus numerosos casamentos e três chegaram a se tornar reis ou rainhas. O quinto filho, no entanto, é fruto de um relacionamento que teve com uma amante.

Henrique, duque da Cornualha, foi o primeiro filho concebido na união do rei com Catarina de Aragão, porém morreu apenas 52 dias após o seu nascimento. O monarca ainda teve outros filhos com sua primeira esposa — quatro deles nasceram mortos ou faleceram logo depois de nascer, algo que era bastante comum na época, mas uma sobreviveu: Maria, que eventualmente se tornaria a rainha apelidada de "Maria Sangrenta" (Bloody Mary, uma das prováveis inspirações para o nome do famoso drink à base de vodca e suco de tomate).

O terceiro filho conhecido de Henrique VIII foi fruto de um relacionamento extraconjugal com Elizabeth Blount. Trata-se de Henry FitzRoy, que seria o duque de Richmond e Somerset. Ele foi abertamente reconhecido como filho do rei em 1525, aos 6 anos. Inclusive, o nome FitzRoy significa "filho do rei", algo que demonstra a sua importância juntamente com seu título de nobreza.

aAna Bolena. (Fonte: Wikimedia Commons)

Ainda assim, o filho bastardo não poderia herdar o trono, portanto Henrique VIII decidiu comprar a briga de anular seu primeiro casamento e se unir em matrimônio com Ana Bolena, uma camareira da rainha e irmã de outra amante do rei, Maria Bolena. Não vamos entrar em detalhes sobre a cisão entre a coroa britânica e a Igreja Católica, mas a contenda resultou em um novo casamento para Henrique VIII e essa união gerou Elizabeth, que também se tornaria rainha, além de mais três gestações que teriam sido interrompidas por abortos espontâneos.

Sem conseguir produzir um herdeiro do sexo masculino para herdar a coroa, Henrique VIII mandou executar Ana Bolena sob a acusação de traição e incesto e se casou com sua então amante Jane Seymour. Finalmente, com ela, teve um filho, Eduardo, que se tornou seu herdeiro direto e cujo reinado começou em 1547, quando o príncipe tinha apenas 9 anos.

Existem outros filhos ilegítimos de Henrique VIII?

É sabido — ou ao menos suspeitado — que o rei teve diversos outros filhos de outros relacionamentos paralelos no decorrer da sua vida. Embora não seja possível dizer qual é o real número, alguns registros históricos podem ajudar nessa tarefa.

Muitas figuras são apontadas como possíveis filhos de Henrique VIII, como Thomas Stukeley, Richard Edwardes, Catherine Carey, Henry Carey, Ethelreda Malte e John Perrot.

Como um dos monarcas mais famosos da história, a trajetória de Henrique VIII e dos seus cinco filhos reconhecidos continua atraindo atenção. Porém, sem a possibilidade de realizar testes de paternidade, o verdadeiro número de filhos vai continuar sendo um mistério.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: