Artes/cultura
07/04/2023 às 12:00•1 min de leitura
A Páscoa tem em seu pacote diversas tradições seguidas em várias cidades ao redor do globo, e uma delas envolve a construções de ovos em formatos e estilos bem diferentes - incluindo aqui modelos gigantes. E, falando sobre essas versões mais avantajadas, uma cidade brasileira ganhou os holofotes no último mês de março.
A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, conquistou no dia 15 de março o recorde de maior ovo de Páscoa decorado do mundo. A estrutura tem 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro, sendo pintado com diversos elementos decorativos.
A estrutura foi montada como parte da 15ª Osterfest e teve seu recorde confirmado pelo próprio Guiness World Records. A medição foi acompanhada por Sarah Casson, árbitra internacional da instituição.
Placa do Guiness World Records reconhece ovo de Páscoa gigante na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. (Fonte: Jornal do Comércio/Reprodução)
O ovo gigante detentor do recorde do Guiness World Records foi criado pela artista plástica Joana Wachholz, especializada em pintura em porcelana. Ela traz motivos da Cassúbia (Kaschuben), uma região da Pomerânia que serviu de influência para desenhos em cerâmicas e bordados, e que foram trazidos pelos imigrantes que colonizaram Pomerode.
"Para mim, essa obra tem duplo significado: homenageia tanto a cultura de um dos povos que veio da Pomerânia para colonizar a região onde eu nasci, quanto a pintura em porcelanas, que faz parte da minha história e das lembranças de tantas pessoas", explicou Joana.
Aqueles que estiverem curiosos para ver o ovo de Páscoa gigante, ele está em exposição até o dia 9 de abril na Osterfest. Ela acontece das 10h às 20h, e a entrada para a festa custa R$ 5 (com possibilidade de meia-entrada por R$ 2,50).