Por que as ferraduras são consideradas amuletos da sorte?

15/04/2023 às 04:002 min de leitura

As ferraduras são consideradas um símbolo da sorte em diversas culturas ao redor do mundo. Mas você já parou para se perguntar o porquê disso? A verdade é que existem diversas teorias e lendas que explicam essa crença. Conheça algumas delas:

Origem incerta

Um dos símbolos do famoso St Patrick's Day é a ferradura. (Fonte: Getty Images)Um dos símbolos do famoso St Patrick's Day é a ferradura. (Fonte: Getty Images)

Uma das histórias mais famosas remonta ao século X, quando São Dunstan, o padroeiro dos ferreiros na Igreja Católica, enganou o diabo. De acordo com a lenda, o futuro santo pregou uma ferradura no casco do próprio diabo, causando-lhe grande dor. Após essa experiência, Satanás concordou em nunca mais entrar em um ambiente com uma ferradura pregada acima da porta, temendo o objeto em forma de lua crescente. A partir daí, as ferraduras começaram a ser consideradas um amuleto protetor contra o mal.

Outra explicação para a crença nas ferraduras como amuletos da sorte vem do fato de que as primeiras ferraduras eram feitas de ferro, um material que, muito antigamente, era visto como mágico e místico. Acreditava-se que as propriedades magnéticas do ferro possam manter seres sobrenaturais, como as fadas e os goblins, afastados. Por isso, a ferradura é usada até hoje como símbolo nas comemorações do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, local onde as lendas sobre fadas e goblins são abundantes. Além deles, essas lendas também dizem que as bruxas tinham tanto medo das ferraduras de ferro que preferiam voar em vassouras do que cavalgar.

O número sete também tem um papel importante na associação das ferraduras com a sorte: as ferraduras tradicionais possuem sete furos para fixá-las no casco do cavalo e o número sete é considerado um número da sorte em muitas culturas, pois aparece com frequência na natureza — sete cores do arco-íris, sete notas musicais, entre outros exemplos.

Onde usar o amuleto?

O modo de pregar a ferradura na parede também varia entre culturas. (Fonte: Getty Images)O modo de pregar a ferradura na parede também varia entre culturas. (Fonte: Getty Images)

A forma como as ferraduras são penduradas também pode variar, dependendo da tradição ou da preferência de cada pessoa. Algumas pessoas preferem colocá-las com as pontas para cima, para que a sorte fique presa dentro da ferradura, enquanto outras preferem pendurá-las com as pontas para baixo, para que a sorte se espalhe pelo ambiente.

Apesar da origem antiga, ferraduras como amuletos da sorte continuam sendo populares até hoje, sejam penduradas em uma parede, presas no chaveiro ou usadas como joia, elas são vistas por muitas pessoas como uma forma de proteção e boa sorte. E mesmo que os mais céticos duvidem de sua eficácia, elas continuam trazendo um pouco de conforto e segurança para muitas pessoas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: