Estilo de vida
22/04/2023 às 12:00•3 min de leitura
Livros servem de base para diversos trabalhos no mundo do entretenimento, seja no cinema ou mesmo nos games. Aliás, muita gente não sabe, mas alguns jogos que estão no mercado e possuem diversos fãs espalhados ao redor de globo foram inspirados em histórias impressas em páginas de grandes obras.
Pensando nisso, elaboramos uma lista trazendo alguns desses games inspirados em livros para que você conheça (ou relembre) de onde partiram as ideias para criar aquela aventura que ocupou algumas horas do seu dia até a eliminação do último chefe. Confira a seguir.
Esse é um título que talvez muitos não tenham jogado, mas o próprio nome já dá uma pista de sua inspiração — afinal, ele tem sua origem em A Divina Comédia, obra clássica assinada pelo italiano Dante Alighieri.
Os principais elementos presentes na obra foram transportados para este game de ação, como Inferno, Purgatório e Paraíso. É por cenários como esses que o protagonista Dante, um veterano das Cruzadas, deve passar para tentar livrar a alma de sua amada do inferno, enfrentando inimigos variados ao longo do caminho.
A série S.T.A.L.K.E.R. é baseada em histórias de sobrevivência, pegando inspiração no livro de ficção Roadside Picnic (ou Piquenique na Estrada, em uma tradução literal para o português), escrito pelos irmãos Arkady e Boris Strugatsky. No total, foram três games inspirados na obra literária: Shadow of Chernobyl, Clear Sky e Call of Pripyat.
O livro em questão narra histórias ambientadas na cidade de Harmont, que foi alvo de diversas invasões alienígenas. É nesse local que vemos o protagonista, Redrick Schuhart, que trabalha transitando por essas áreas para coletar objetos e comercializar com os interessados.
A série Metro é outra que ganhou espaço nos games após uma primeira investida no mundo dos livros. A obra original, lançada em 2002 por Dmitry Glykhovsky, serviu de base para criar os combates em um mundo pós-apocalíptico que podemos acompanhar ao longo dessa jornada.
Um detalhe curioso é que o autor dos livros chegou a ajudar os roteiristas dos jogos com alguns detalhes, sendo que os títulos posteriores (Metro: Last Light e Metro Exodus) servem basicamente como uma expansão para esse grande universo.
Muita gente deve ter jogado esse clássico de RPG do primeiro PlayStation, porém não são todos que sabem que tais histórias já haviam sido contadas nas páginas de um livro lançado no Japão.
Lançado em 1995 e assinado por Hideaki Sena, o livro Parasite Eve traz uma história em que mitocôndrias são capazes de gerar corpos de uma consciência inteligente chamada Eve, e quando evoluídas de maneira corretas podem tomar formas vivas (incluindo humanos).
Um detalhe curioso é que o autor do livro chegou a trabalhar com farmacologia, e parte de suas tarefas diárias envolvia lidar com testes em mitocôndrias.
Middle-earth: Shadow of Mordor está ambientado no mesmo universo em que temos as histórias contadas em O Senhor dos Anéis, do célebre escritor J. R. R. Tolkien. É verdade que o autor não lançou nenhum livro com esse nome, mas o game traz em seu enredo diversos elementos que fazem referência a esse universo.
Neste game, controlamos um personagem inédito chamado Talion de Gondor, e acompanhar essa história dá a chance de visualizar a origem dos Anéis do Poder e até mesmo lutar contra Sauron — tudo isso em uma jornada que estaria localizada entre O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis.
Spec Ops: The Line foi um game que chamou a atenção de muitos por mostrar um lado sombrio e cruel das guerras que muitos blockbusters do gênero não se atrevem a abordar em seus enredos - e o mesmo pode ser dito de sua obra de origem.
O jogo foi baseado na obra O Coração das Trevas, de Joseph Conrad (que também serviu de base para o filme Apocalipse Now). No livro, podemos acompanhar um protagonista que está em missão na África e vê seu amigo (Sr. Krutz) ficar louco após passar um tempo no deserto, trazendo à discussão e reflexão elementos como colonialismo, imperialismo e racismo.
The Witcher não demorou muito para se tornar um sucesso entre os fãs de RPG, tendo suas histórias inspiradas na série de livros homônima escrita por Andrzej Sapkowski.
A obra original foi baseada em cinco livros escritos entre 1994 e 1999, e para muitos os games se tornaram a porta de entrada para esse universo habitado por Geralt de Rivia e outros personagens — tanto é que muitos jogadores concluíram a saga em seus consoles e depois foram atrás das histórias que deram origem a esse universo.
The Binding of Isaac é um game que traz muitas de suas inspirações de um livro bem antigo e conhecido por muitos (pelo menos por conta de seu nome): a Bíblia.
Entretanto, The Binding of Isaac é não é baseado em toda Bíblia, mas apenas no Velho Testamento, mais especificamente no ponto do livro do Gênesis em que Abraão quase matou seu filho Isaque para mostrar sua fé em Deus.
Aliás, um dado curioso é que a história não é a única coisa a ter referência no livro sagrado, já que até mesmo chefes e itens fazem relação com a obra máxima para as religiões cristãs.