Artes/cultura
26/05/2023 às 02:00•2 min de leitura
Indiana Jones, o arqueólogo mais famoso de todos os tempos, volta aos cinemas agora em 2023, com o lançamento de Indiana Jones e o Chamado do Destino. Desde a primeira obra, já são cinco filmes e 42 anos do personagem criado por Steven Spielberg e George Lucas. Neste texto, contamos 4 fatos curiosos e pouco conhecidos sobre a franquia Indiana Jones.
(Fonte: Pinterest)
A franquia já rendeu cinco filmes e uma série de TV, nos quais Indy foi vivido por quatro atores diferentes, embora Harrison Ford seja a cara mais famosa do personagem. Em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), ele apareceu jovem, sendo interpretado por River Phoenix (que morreu precocemente em 1993).
Na série The Young Indiana Jones Chronicles, produzida entre 1992 e 1993, dois atores o viveram: Sean Patrick Flannery interpretou um Indiana Jones jovem, enquanto George Hall incorporou a sua versão idosa.
(Fonte: Mubi)
É difícil imaginar outro ator vivendo Indiana Jones. Mas, por incrível que pareça, Harrison Ford não foi a primeira opção para o papel. George Lucas e Steven Spielberg imaginaram primeiro que o arqueólogo deveria ser vivido pelo ator Peter Coyote, que já havia aparecido em ET, o Extraterrestre, de Spielberg.
Mas os estúdios recusaram o ator por não o considerarem capaz de gerar bilheteria. Depois disso, Tom Selleck ganhou a preferência para o papel. Contudo, a emissora CBS se recusou a ceder Selleck porque ele já estava reservado para gravar a série Magnum, PI. Harrison Ford por fim conquistou o personagem, e o resto é história.
(Fonte: NY Post)
Um dos personagens mais queridos da franquia é Short Round, um menino que vira parceiro de Indy na aventura de Indiana Jones e o Templo da Perdição, de 1984. Quem o interpreta é o ator vietnamita Ke Huy Quan, que recentemente venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.
O curioso é o que o ator conquistou o papel por acaso. Na época, o diretor de elenco do filme estava com dificuldade para encontrar um ator asiático perfeito para estar ao lado do arqueólogo. Fez então uma busca em escolas primárias de Los Angeles. E uma das pessoas que apareceu foi o irmão mais velho de Ke Huy Quan, que veio junto para dar apoio moral.
Durante o teste, Ke Huy Quan começou a dar dicas ao irmão sobre o que fazer, acabou chamando mais atenção que ele e, posteriormente, levou o papel para o qual nem tinha se candidatado. Ele tinha então 13 anos.
(Fonte: Facebook)
Uma das cenas mais simbólicas de Indiana Jones e a Última Cruzada ocorre quando Indiana tem que escolher, com sabedoria, o cálice sagrado que Jesus teria usado na Última Ceia - o famoso Santo Graal. Ele escolhe a certa e depois fala: "essa é a xícara de um carpinteiro".
A fala tem um significado simbólico, porque Harrison Ford foi ele mesmo um carpinteiro. Na verdade, ele já era ator e fazia trabalhos de carpintaria para sustentar sua família. Em 1973, Ford havia recebido um papel em American Graffiti, filme de 1973 de George Lucas, mas perdeu o contato com o diretor.
Ele o reencontrou em 1975, quando Ford trabalhou como carpinteiro nos estúdios de Lucas, e acabou conquistando um teste para fazer Star Wars. Em 1981, ele estrelava Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, que teve produção executiva do famoso diretor.