Seja o primeiro a compartilhar

As 4 principais semelhanças entre o Brasil e as Filipinas

As Filipinas ficam do outro lado do mundo, entre o Mar do Sul da China e o Oceano Pacífico. Porém, o povo desse país pode muito bem ser nossos primos distantes: os "filiprimos", como muita gente tem comentado na internet. 

É cada vez mais comum encontrar comentários sobre as semelhanças entre os filipinos e os brasileiros — ou latinos, de maneira geral. Recentemente, isso surgiu com um vídeo de duas crianças dançando funk. Teve até quem compartilhou pensando que elas fossem brasileiras, mas elas são filipinas. A semelhança é tanta que dá para confundir.

Mas de onde vem essas semelhanças?

1. Colonização

As Filipinas têm essa nome por causa do Rei Filipe II, da Espanha (Fonte: Wikimedia Commons)As Filipinas têm essa nome por causa do Rei Filipe II, da Espanha (Fonte: Wikimedia Commons)

Assim como o Brasil, as Filipinas também foram colonizadas por uma potência ibérica de língua latina: os espanhóis. Depois do primeiro contato, em 1521, eles começaram a ocupar o território em 1565, mais ou menos como fizeram na América

A maior diferença é que, como eles não encontraram tantas riquezas por lá, os espanhóis não se ocuparam tanto com as Filipinas e as utilizaram mais como entreposto logístico na Ásia. Em 1898, eles cederam as ilhas para os Estados Unidos depois de uma guerra. 

Os filipinos continuaram lutando por sua independência, que foi alcançada em 1946. Hoje, seus idiomas oficiais são o filipino e o inglês, mas é possível ver a influência do espanhol em muitos endereços, nos nomes das pessoas e em outras palavras. 

2. Religião

As Filipinas são uma das poucas regiões de maioria católica na Ásia (Fonte: GettyImages)As Filipinas são uma das poucas regiões de maioria católica na Ásia (Fonte: GettyImages)

Enquanto a maior parte dos países do Sudeste Asiático é de maioria islâmica — como Malásia e Indonésia —, as Filipinas têm uma ampla superioridade católica: 78% da população se declarou cristã no último censo, de 2020.

Isso tem grande influência dos padres que chegaram junto com os colonizadores espanhóis e argumentavam que os nativos não deveriam ser escravizados, mas sim convertidos à fé cristã.

Mas isso remete a uma grande diferença entre Brasil e Filipinas: os nativos não se misturaram com os colonizadores, inclusive porque nem houve uma ocupação espanhola tão grande nas ilhas como houve de portugueses no Brasil.

3. Vizinhança

Os filipinos têm uma cultura diferente de seus vizinhos (Fonte: GettyImages)Os filipinos têm uma cultura diferente de seus vizinhos (Fonte: GettyImages)

O aspecto da religião se relaciona com outra semelhança entre Brasil e Filipinas: ter uma cultura diferente de seus vizinhos. Assim como eles são o único país de maioria católica no Sudeste Asiático, nós também somos os únicos falantes de português na América Latina. Com isso, os dois países construíram uma cultura própria, quase separada de seus vizinhos.

Isso aparece, ainda, em outro aspecto comum aos dois países: a cultura LGBTQIA+. Muitos dos memes e costumes das comunidades queer dos dois países são parecidos. Aliás, as Filipinas são o país mais aberto a estas pessoas na região: 73% de aceitação, contra 9% da Indonésia.

4. Clima e festas

As Filipinas também são um país quente e festivo (Fonte: GettyImages)As Filipinas também são um país quente e festivo (Fonte: GettyImages)

Pela sua localização, pouco acima da linha do Equador, as Filipinas também têm um clima quente e úmido — comum a muitas regiões do Brasil.

Porém, a maior semelhança é o "calor" das pessoas: assim como os brasileiros, os filipinos são um povo festivo, apesar dos problemas sociais do país. Além disso, têm o costume de rir dos próprios problemas e fazer piada com a instabilidade política. 

Aliás, o histórico democrático das Filipinas também é bastante turbulento. Entre 1965 e 1986, o país viveu uma ditadura sob Ferdinand Marcos. Nos últimos anos, elegeu o populista de direita Rodrigo Duterte e, agora, seu presidente é Bongbong Marcos — filho de Ferdinand, que tem a filha de Duterte como vice.

Haja bom humor para lidar com essas situações, né? É nesse contexto que os memes sobre as semelhanças entre Brasil e Filipinas unem os internautas dos dois países.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.