Ciência
07/03/2021 às 07:00•2 min de leitura
As Filipinas, território asiático que abriga mais de 7.600 ilhas das mais distintas do planeta, são lar não somente de cenários paradisíacos e infraestruturas magistrais, mas também de uma população única que se originou da rica história da nação insular. O vasto arquipélago oriental, classificado com o 72º maior país da Terra, foi palco de um intenso processo de colonização que recebeu diversos grupos de europeus desde o ano 1521, resultando em união de povos com diversas culturas a serem agregadas.
Confira abaixo algumas curiosidades fascinantes sobre as Filipinas que certamente se destacam em meio à tanta unicidade.
Nas últimas décadas, as Filipinas se consagraram como um território de apaixonados por música, revelando inúmeros talentos como Arnel Pineda, Reggie Tortugo e Brian Gilles. Com vozes únicas e sons de aquecer a alma, os artistas caseiros são bastante defendidos pelos nativos, que até mesmo chegaram a dispensar, em 2011, a ida de Taylor Swift para a capital Manila, confirmada como uma das atrações do Dia dos Namorados.
Por conta da altíssima densidade demográfica, um dos setores que mais sofre é o empregatício, com baixa demanda de ofertas de trabalho. Dessa forma, a alta taxa de desemprego impactou significativamente na carreira de enfermeiras, que passaram a procurar seguir suas vidas fora do país. Atualmente, cerca de 25% das enfermeiras estrangeiras de todo o mundo vêm das Filipinas, sendo quase 85% da força de trabalho total produzida nos arquipélagos locais.
Estima-se que o povo filipino envie cerca de 400 milhões de mensagens de texto por dia, algo que lhe gerou a alcunha de "capital mundial das mensagens de texto". Segundo estatísticas, 73% da população possui um celular, enquanto 7% utilizam dispositivo compartilhado, sendo motivados a enviar SMS e utilizar mais redes sociais devido ao alto custo da ligação telefônica.
Atualmente, 186 dialetos são falados pela população filipina, com quatro sendo considerados línguas mortas, ou seja, sem falantes vivos. O país é a quinta maior nação de língua inglesa no mundo, mas seu idioma nacional é o próprio filipino, uma variação do Tagalog. Recentemente, o arquipélago teve a língua de sinais oficialmente reconhecida, sugerindo uma tendência natural na aquisição de novas formas de comunicação.