4 curiosidades fascinantes sobre as Filipinas

07/03/2021 às 07:002 min de leitura

As Filipinas, território asiático que abriga mais de 7.600 ilhas das mais distintas do planeta, são lar não somente de cenários paradisíacos e infraestruturas magistrais, mas também de uma população única que se originou da rica história da nação insular. O vasto arquipélago oriental, classificado com o 72º maior país da Terra, foi palco de um intenso processo de colonização que recebeu diversos grupos de europeus desde o ano 1521, resultando em união de povos com diversas culturas a serem agregadas.

Confira abaixo algumas curiosidades fascinantes sobre as Filipinas que certamente se destacam em meio à tanta unicidade.

1. Uma população apaixonada por música

Nas últimas décadas, as Filipinas se consagraram como um território de apaixonados por música, revelando inúmeros talentos como Arnel Pineda, Reggie Tortugo e Brian Gilles. Com vozes únicas e sons de aquecer a alma, os artistas caseiros são bastante defendidos pelos nativos, que até mesmo chegaram a dispensar, em 2011, a ida de Taylor Swift para a capital Manila, confirmada como uma das atrações do Dia dos Namorados.

2. Os maiores fornecedores de enfermeiras do mundo

Por conta da altíssima densidade demográfica, um dos setores que mais sofre é o empregatício, com baixa demanda de ofertas de trabalho. Dessa forma, a alta taxa de desemprego impactou significativamente na carreira de enfermeiras, que passaram a procurar seguir suas vidas fora do país. Atualmente, cerca de 25% das enfermeiras estrangeiras de todo o mundo vêm das Filipinas, sendo quase 85% da força de trabalho total produzida nos arquipélagos locais.

3. A nação que mais manda mensagens de texto por ano

Estima-se que o povo filipino envie cerca de 400 milhões de mensagens de texto por dia, algo que lhe gerou a alcunha de "capital mundial das mensagens de texto". Segundo estatísticas, 73% da população possui um celular, enquanto 7% utilizam dispositivo compartilhado, sendo motivados a enviar SMS e utilizar mais redes sociais devido ao alto custo da ligação telefônica.

4. Cerca de 200 dialetos são falados em todas as ilhas

Atualmente, 186 dialetos são falados pela população filipina, com quatro sendo considerados línguas mortas, ou seja, sem falantes vivos. O país é a quinta maior nação de língua inglesa no mundo, mas seu idioma nacional é o próprio filipino, uma variação do Tagalog. Recentemente, o arquipélago teve a língua de sinais oficialmente reconhecida, sugerindo uma tendência natural na aquisição de novas formas de comunicação.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: