Ciência
09/06/2023 às 08:00•2 min de leitura
Muitos objetos que usamos atualmente já existem na humanidade há séculos, o que geralmente nos leva a imaginar como eles se pareciam algum tempo atrás. E, se você chegou até aqui, é porque certamente quer conhecer alguns deles.
Por esse motivo, a relação que mostramos aqui traz versões antigas de alguns objetos que são bem comuns atualmente, sejam eles vestimentas ou outros utilitários.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
A prótese da imagem que você confere acima tem cerca de 3 mil anos e foi certamente usada para ajudar alguém que viveu no antigo Egito a andar.
A julgar pelo formato do objeto, ele foi possivelmente projetado para auxiliar uma pessoa que havia perdido o dedão, e testes feitos com uma réplica provaram que esse objeto era de fato funcional, e não apenas algo cosmético.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
A preocupação com doenças sexualmente transmissíveis não é algo recente, por isso era de se esperar que camisinhas já existissem no passado — e uma prova disso é esse modelo que era utilizado na Suécia no século XVII. Esse item, feito com pele de cordeiro, data de 1640, e vinha com instruções em latim explicando que era um modelo reutilizável. Claro, desde que fosse higienizada após cada uso.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Para fins de navegação, mapas já existem no mundo há vários séculos. Porém, é curioso imaginar que, no passado, alguém tivesse a ideia de indicar todos os pontos já descobertos pelo homem em um globo terrestre.
Esse exemplar visto na imagem acima tem mais de 500 anos e foi encontrado na Itália. Feito em um ovo de avestruz, ele foi vendido para o seu atual dono em uma feira realizada em Londres em 2012.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Relatos históricos dão conta de que sutiãs já eram usados no passado, mas possivelmente ninguém tinha muita ideia de como eles se pareciam. Porém, esse modelo encontrado na Áustria mostra como era um acessório do gênero entre 1390 e 1485.
Este exemplar foi encontrado em um castelo junto com duas calcinhas e mostra que os modelos vistos atualmente não são muito diferentes de suas versões mais antigas.
"Ele foi encontrado sob um piso de madeira entre o primeiro e o segundo andar do Lengberg Castle, que foi reformado em 2008. Foi nesse momento que eles encontraram uma cavidade com várias coisas, e entre elas estavam algumas peças de roupa preservadas pelo fato de o espaço ser bem seco. O mais incomum foram duas calcinhas e quatro sutiãs feitos de linho branco. Esses são os sutiãs mais antigos de que se tem notícia", explicou a arqueóloga Beatrix Nutz.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
A música já faz parte da humanidade há vários séculos. Além de diversos instrumentos antigos encontrados em escavações aqui e ali, também temos informações de registros de canções em partituras, como a que está na imagem acima.
Essa melodia de 3400 anos foi encontrada na área que hoje conhecemos como o norte da Síria. Segundo pesquisas realizadas, trata-se de uma música escrita para ser executada em uma lira.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
E quem diria, nossos antepassados já conheciam o chiclete — ao menos é o que indica essa goma de mascar que foi consumida há 5 mil anos. Ela foi encontrada na Finlândia e consiste em uma casca de bétula, que geralmente era usada para tratar infecções na boca.