Ciência
11/07/2023 às 02:00•2 min de leitura
Ok, é possível que você tenha um pouco de medo de entrar em cemitérios. Mas vale a pena saber que, para muitas pessoas, este é um espaço realmente fascinante — tanto que existe até um turismo dedicado a esses lugares. E faz sentido se a gente pensar que o espaço em que enterramos os mortos estão cheios de símbolos que, às vezes, carregam mensagens ocultas.
Se você tem curiosidade em saber mais sobre cemitérios, confira neste texto a explicação sobre 7 mensagens simbólicas que aparecem nos objetos e imagens que estão neles.
(Fonte: GettyImages)
As imagens de anjos são muito comuns nos cemitérios. Também pudera: dentro do cristianismo, esses seres celestiais são entidades enviadas por Deus para carregar mensagens e proteger os humanos.
Assim, os túmulos adornados por essas figuras carregam o desejo de que os entes falecidos estejam também sendo cuidados pelos anjos no além-mundo. Quando eles estão de asas abertas, simboliza a alma indo para o céu. Já quando choram, estão retratando o luto dos parentes.
(Fonte: GettyImages)
A pomba é um animal que costuma estar presente nas imagens desenhadas ou esculpidas em cemitérios. Ela é bastante simbólica: é, por exemplo, a representação do Espírito Santo no cristianismo.
Seus sentidos estão ligados também à ideia de ressurreição e à paz. Quando aparecem voando, estão apontando à subida da alma do falecido para o céu.
(Fonte: GettyImages)
A cruz celta ou irlandesa é um símbolo cristão muito antigo. Ela simboliza uma cruz (que remete à crucificação de Jesus Cristo) com uma espécie de anel que divide o objeto em quatro partes. A separação isonômica dessas partes, unificadas pelo círculo, faz referência à eternidade e ao equilíbrio da vida - trazendo a ideia de que ela continua após a morte.
As secções em quatro partes também remete aos quatro elementos essenciais à vida: água, terra, fogo e ar.
(Fonte: GettyImages)
Você talvez tenha já cruzado com alguns túmulos que carregam símbolos curiosos: as imagens de um esquadro e um compasso. Estes são símbolos da maçonaria, que são empregados há vários séculos para retratar a fé e a razão.
Os dois instrumentos retomam a ideia dos construtores que os usam para medir ângulos perfeitos. Assim, dentro da arte tumular, eles sinalizam à capacidade de usar a consciência e a moralidade para medir suas próprias ações.
(Fonte: GettyImages)
A oliveira é uma árvore que tem forte importância na Bíblia: ela aparece, por exemplo, na história de Noé. Dentro do cemitério, o ramo de oliveira remete a um simbolismo de longevidade, fecundidade e maturidade da pessoa que partiu, com a paz da Deus.
(Fonte: GettyImages)
Os pilares são estruturas verticais usadas para segurar o peso de uma edificação. Enquanto símbolos, eles têm forte significado e aparecem com certa frequência nos cemitérios. Quando se trata de um pilar inteiro, aponta a uma vida vivida longamente e de forma plena. Quando é um pilar quebrado ou rachado, pode fazer referência a uma morte ocorrida precocemente.
(Fonte: GettyImages)
Os livros também são objetos muito utilizados com fins simbólicos. Nos cemitérios, é comum que eles sejam representados em esculturas que mostram livros abertos. O principal significado é apontar que a pessoa que está enterrada ali "leu" a mensagem propagada na Bíblia e que viveu a sua vida colocando em prática os leis e dogmas presentes neste livro sagrado.