Artes/cultura
21/07/2023 às 02:00•2 min de leitura
Brasileiro tem o costume de usar as mãos para os mais variados gestos, seja para complementar uma fala ou para responder uma pessoa. E é aí que fica pergunta: você sabe a origem de alguns gestos que fazemos ou quando eles nasceram?
Nas linhas a seguir, vamos explorar alguns deles e a história que existe por trás de suas criações. Confira:
(Fonte: GettyImages)
Não importa a idade, é muito comum ver homens se cumprimentado com um aperto de mão e uma leve chacoalhada no braço. Esse gesto, inclusive, é bem antigo e era usado como uma espécie de defesa.
O aperto de mão seja possivelmente datado de algum período do século IX antes de Cristo, e há duas teorias que explicam o seu nascimento: uma diz que ele era usado como um gesto de boa-fé para mostrar que você estava desarmado, enquanto chacoalhar a mão mostrava que não havia nada escondido sob a manga da camisa.
Já a outra está mais ligada ao elo que surge quando duas mãos se unem para realizar o aperto, o que indicaria um gesto de boa-fé e a formação de um laço entre os envolvidos.
(Fonte: GettyImages)
Cruzar os dedos é um sinal de que deseja que algo aconteça com você ou alguma pessoa próxima (ou de que não está interessado em manter sua palavra caso faça esse gesto com os dedos atrás das costas). Seja qual for a utilização dada, esse é outro gesto que já possui alguns séculos de existência.
Um de seus principais usos no passado era quando uma pessoa desejava que algo se concretizasse, mantendo essa vontade segura com um voto que envolvia cruzar os dedos. Além disso, os primeiros cristãos se valiam desse gesto quando estavam prestes a serem condenados para invocar o poder da cruz de Cristo, para se absolver de seus pecados ou realizar o sinal do peixe antes de uma missa.
(Fonte: GettyImages)
Hoje em dia batemos palmas quando alguém está celebrando uma ocasião especial, quando cantamos "parabéns" ou após uma boa palestra (ou apresentação musical).
Apesar de não haver uma data exata para dizer quando o gesto começou a ser utilizado, sabe-se que ele já existia no antigo teatro romano e era usado até mesmo para medir a popularidade de uma figura pública baseado na quantidade de aplausos que ela recebia ao entrar em uma arena.
(Fonte: GettyImages)
O sinal feito com os dedos indicador e médio começou a se popularizar durante a Segunda Guerra Mundial, já que muitas pessoas, incluindo nessa relação Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, o usavam para representar um sinal de vitória.
Entretanto, ele não ficou preso apenas a esse campo, já que os jovens dos anos 1960 também recorriam a esse gesto para representar a ideia de "paz e amor".
(Fonte: GettyImages)
Muitos fãs de rock certamente não fazem ideia, mas o "chifrinho do metal" já está no mundo há bastante tempo e tem sua origem bem afastada do campo musical. Ele era bastante utilizado por alguns grupos de italianos, onde é conhecido como malocchio e serve para espantar mau-olhado e qualquer tipo de má sorte.
Um dado curioso é que esse símbolo também aparece no livro Drácula, de Bram Stoker, onde é usado por alguns personagens para se proteger de mau-olhado. Dessa forma, podemos dizer que ele já está no mundo pelo menos desde o final do século XIX.