Artes/cultura
23/08/2023 às 09:00•2 min de leitura
Quase todo mundo já sonhou um dia em entrar numa banda e ser reverenciado por milhares de pessoas em cima de um palco. Se você já teve esse sonho, é também provável que tenha se vislumbrado como o vocalista, que é a parte mais visível do grupo, e com maiores chances de se tornar uma super estrela.
Mas há tantas vozes, estilos, posturas e carismas quanto há líderes de bandas. Levando em consideração as qualidades dos vocalistas em todos estes aspectos, a tradicional revista Billboard fez um ranking de quem seriam os melhores exemplares deste tipo de músico. Confira os 6 primeiros postos, só para ver se você concorda.
(Fonte: GettyImages)
O líder da banda americana Talking Heads pode não ser o músico mais famoso entre os brasileiros. Mas as suas qualidades, como vocalista e cabeça central do seu grupo, são indiscutíveis.
O grupo surgiu em 1975, quando Byrne se juntou aos seus colegas de faculdade (todos eram alunos da Rhode Island School of Design, em Nova York) para criar uma banda que misturasse a transgressão do punk com a efervescência e as cores das artes visuais. O resultado foi esta turma bastante peculiar, que se expressava tanto nas músicas quanto nos figurinos e nas performances dos participantes.
David Byrne, aliás, marcou sua época com as suas apresentações em clássicos como Once in a Lifetime e Burning Down the House, colocando-se dentro do ranking dos maiores vocalistas de todos os tempos.
(Fonte: GettyImages)
Kurt Cobain viveu apenas 27 anos (ele morreu em 1994), mas foi tempo o suficiente para que ele marcasse para sempre na história da música. A sua banda, o Nirvana, ajudou a sedimentar um novo estilo, o grunge, que representava as angústias de milhões de jovens espalhados pelo mundo. E isso tinha muito a ver com a própria figura de Cobain, que se tornou um símbolo de toda uma geração, tanto pelo que dizia, pela forma com que se apresentava e pela emoção expressava em suas canções.
(Fonte: GettyImages)
Enquanto esteve à frente do Led Zeppelin, Robert Plant sempre foi lido como uma espécie de definição do que seria um rockstar: alguém que canta maravilhosamente bem, ao mesmo tempo em que seduz a plateia com a sua performance. Sua voz poderosa e autêntica fez com que a banda deixasse para o mundo algum dos maiores hits que celebram os anos 1960 e 1970, como Stairway to Heaven e Whole Lotta Love.
(Fonte: GettyImages)
A música pop certamente não seria a mesma sem os vocais e a performance teatral de Freddie Mercury, o inesquecível vocalista do Queen. Ele faleceu precocemente em 1991, aos 45 anos, por complicações da AIDS. Seus muitos fãs podem ainda seguir acompanhando sua voz magnífica em clássicos como Bohemian Rhapsody, Radio Ga Ga e I Want to Break Free.
(Fonte: GettyImages)
A única mulher entre os postos mais altos do ranking da Billboard é a "bruxa" Steve Nicks, uma das vocalistas do Fleetwood Mac. Tida como um dos nomes mais talentosos de sua geração, Stevie sempre encantou os fãs com sua voz marcante, capaz de hipnotizar plateias, assim como por seus figurinos esvoaçantes que ajudaram a espalhar uma estética setentista. Se quiser saber mais sobre o poder dessa grande cantora, vale conferir o clássico álbum Rumours, de 1977.
(Fonte: GettyImages)
Não tem para ninguém: Mick Jagger, que completou recentemente 80 anos, segue sendo o grande vocalista de todos os tempos. Seu carisma é inegável. À frente dos Rolling Stones há mais de seis décadas, Jagger permanece como a grande cara do rock'n'roll: potente, sedutor, ameaçador e alegre, tudo ao mesmo tempo. Ele continua fazendo shows e entregando às plateias do mundo hits como Start Me Up e Satisfaction.