Veja os 4 maiores tesouros históricos já encontrados em escavações

02/09/2023 às 07:002 min de leitura

Não é de hoje que exploradores, arqueólogos e até mesmo pessoas comuns conseguem encontrar algum tesouro histórico em suas casas ou em áreas mais aleatórias. Além do achado propriamente dito, alguns desses itens chegam a impressionar, seja pelo estado de conservação ou pela história que ajudam a contar.

Na sequência, vamos falar sobre alguns desses grandes tesouros arqueológicos encontrados após um período de busca e escavações ou simplesmente entulhado no meio de várias coisas em uma casa.

1. Tesouro de Hoxne

Tesouro de Hoxne (Fonte: Wikimedia Commons)Tesouro de Hoxne (Fonte: Wikimedia Commons)

Imagine ter um detectar de metal em sua casa e sair pelo quintal tentando encontrar um martelo perdido e, em seu lugar, encontrar um grande tesouro datado da época do antigo Império Romano?

Foi exatamente isso que aconteceu com Eric Lawes em 1992. Enquanto tentava encontrar a ferramenta, seu detector de metais acabou entregando algo muito mais valioso: o Tesouro de Hoxne.

Segundo as informações divulgadas, a caixa em questão tinha 14.865 moedas (entre modelos de ouro, prata e bronze), além de joias de ouro e 200 outros itens que, juntos, totalizam algo em torno de US$ 4,3 milhões na cotação atual do dólar.

2. Tesouro de Staffordshire

Tesouro de Staffordshire (Fonte: Aventuras na História)Tesouro de Staffordshire (Fonte: Aventuras na História)

Encontrado em 2009 num campo próximo ao vilarejo de Hammerwich, em Staffordshire (no Reino Unido), esse tesouro foi escondido durante o século VII depois de Cristo e aparentemente pertencia aos membros do Reino de Mércia, uma nação anglo-saxônica.

Segundo os arqueólogos, esse é o maior tesouro anglo-saxônico já encontrado, sendo composto por mais de quatro mil objetos e fragmentos, sendo que muitos deles são itens de guerra, como espadas e elmos.

3. Tesouro Trácio

Tesouro Trácio (Fonte: Aventuras na História)Tesouro Trácio (Fonte: Aventuras na História)

Eis que estamos diante de mais uma descoberta feita por acaso e que nos levou a conhecer um pouco dos costumes de civilizações antigas: o Tesouro Trácio.

Encontrado em dezembro de 1949 pelos irmãos Pavel, Petko e Mihail Deikov, o tesouro em questão estava no poço localizado no pátio de uma fábrica na cidade de Panagyurishte, localizada na província Pazardzhik, Bulgária. No total, eram nove peças com 24 quilates de ouro feitas por artesões da Trácia possivelmente entre o final do século IV e início do século III antes de Cristo.

Desde a sua descoberta, as peças já foram expostas em diversos museus ao redor do globo, onde curiosos tiveram a oportunidade de ver quatro rimas, três jarros rítmicos, uma ânfora rítmica e uma grande patera (uma espécie de tigela rasa), todas pesando aproximadamente 6 quilos e trazendo vários detalhes em sua composição.

4. Pintura Cristo Zombado

Pintura Cristo Zombado (Fonte: UOL)Pintura Cristo Zombado (Fonte: UOL)

Vamos falar agora de um tesouro histórico que não estava necessariamente enterrado, mas ainda assim foi tão ignorado que levou algum tempo para ser publicamente divulgado.

Em 2019, foi encontrada a pintura Cristo Zombado, um trabalho do artista Cenni di Petro Cimabué datado do século XIII. Ela estava na casa de uma senhora francesa e, inicialmente, nem ela ou qualquer membro da família deram muita bola por julgarem que era uma pintura velha de origem russa.

Entretanto, esse cenário mudou depois que, em junho deste ano, ela decidiu vender a casa e contratou um especialista para avaliar o que havia em seu interior. Foi neste momento que o avaliador Philomène Wolf reconheceu a arte como parte de um trabalho maior contendo trechos da paixão e crucificação de Cristo. Resultado: a peça foi leiloada e arrematada por 24 milhões de euros (algo em torno de R$ 128 milhões).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: