Seja o primeiro a compartilhar

Cabrales: conheça o pedaço de queijo mais caro do mundo

Se você é um amante de queijo, até quanto você pagaria para apreciar um produto saboroso? Recentemente, um restaurante espanhol desembolsou a quantia de 30 mil euros para adquirir um pedaço de queijo artesanal de 2,2 kg, estabelecendo assim um novo recorde mundial para o pedaço de queijo mais caro do mundo.

O produto é proveniente da cidade Las Arenas de Cabrales, que todos os anos em agosto realiza um concurso para escolher entre as melhores peças de queijo Cabrales da região. Então, os primeiros colocados são leiloados ao melhor lance. Entenda o que faz esse queijo ser tão especial assim e qual o motivo dele custar tão caro!

Leilão de queijos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Durante o leilão de queijos Cabrales de 2023, um restaurante de Oviedo, na Espanha, chamado Llagar de Colloto, pagou uma incrível quantia de 30 mil euros por um pedaço de queijo feito à mão com leite de vaca e cabra, além de ser amadurecido durante vários meses numa caverna nas montanhas de Los Picos de Europa.

Fabricado pela queijaria Los Puertos de Poo, o queijo de 2,2kg foi eleito pelo júri como o melhor dos quinze queijos apresentados por produtores locais no concurso — tornando-se o mais cobiçado no leilão subsequente. "Nós sabíamos que tínhamos uma boa peça, mas também tínhamos noção de que seria difícil ficar em primeiro lugar", afirmou Guillermo Pendás Bada, fabricante do queijo vencedor. 

Curiosamente, há alguns anos, o Llagar de Colloto vem superando todos seus adversários nos lances pelo melhor pedaço de queijo de Cabrales. Em 2018, esse restaurante pagou 14 mil euros pela peça vencedora do concurso e, um ano depois, tirou do bolso mais 20,5 mil euros pelo queijo mais bem avaliado. Agora, mais uma vez, o estabelecimento desembolsou mais uma quantia astronômica para sair no topo.

Especialidade de Cabrales

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Para os moradores de Las Arenas de Cabrales, queijo é um negócio muito sério. O queijo Cabrales é um laticínio natural, produzido à mão com leite de vaca cru ou com uma mistura de dois ou três tipos de leite — vaca, ovelha e cabra. Esse leite, então, amadurecerá durante vários meses em grutas naturais dos Picos de Europa.

As condições úmidas da região favorecem o desenvolvimento de fungos semelhantes à penicilina, o que confere aos queijos suas características cheias de estrias e manchas verde-azuladas. O queijo Cabrales foi se popularizando pela Europa com o passar dos anos, deixando de ser vendido apenas na Espanha para ser importado por vários outros países.

Somente em 2022, cerca de 66 mil kg foram vendidos apenas dentro da União Europeia. Portanto, o fato de um restaurante espanhol estar conquistando o melhor lance no leilão de queijos durante todos os últimos anos é algo surpreendente e que mostra a importância de contar com tal iguaria em seu cardápio. E você, seria capaz de desembolsar tamanha quantia por um pedaço de queijo?

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.