Onde fica a portinhola de gato mais antiga do mundo?

27/09/2023 às 03:002 min de leitura

Uma das invenções mais criativas da história, a porta para gatos é um dos engenhos humanos mais úteis já feitos, tanto para os felinos como para os seus tutores. Muitas vezes atribuída aos egípcios, que adoravam (até mesmo no sentido religioso) os gatos, a providencial portinhola ainda não tem suas origens completamente claras.

Recentemente, algumas matérias publicadas nas mídias sociais têm tentado descobrir qual a porta de gato mais antiga do planeta, ainda em uso. Uma forte candidata, que se apresentou à BBC News no dia 31 de agosto, foi a Catedral de Exeter, no condado de Davon, na Inglaterra, que começou a ser construída no século XII e concluída por volta do ano 1400.

De acordo com a historiadora da catedral, Diane Walker, registros de pagamento a carpinteiros mostram que, em 1598, o bispo William Cotton mandou que fosse feito um buraco de gato na porta de um grande relógio astronômico. Como as engrenagens da nova invenção haviam sido lubrificadas com gordura animal, isso atraiu um grande número de ratos. Nesse sentido, o gato da catedral funcionava como um controle (remunerado) de pragas

Há portas de gatos mais antigas do que Exeter?

Em um tweet de janeiro de 2013, quando a rede social ainda se chamava Twitter, a biblioteca de Chetham, de Manchester, no Reino Unido, se gabava pelo que chamou de "nossa portinhola de gatos medieval". Fundada em 1653, essa construção é famosa por ter recebido visitas de Karl Marx e Friedrich Engels, que podem ter feito pesquisas para o seu Manifesto Comunista no local. 

Quanto ao fato de se autoproclamar "medieval", isso ocorre porque o prédio que abriga a histórica biblioteca é de 1421, funcionou anteriormente como um colégio de padres. Isso significa que, se a porta de gatos datar do início da construção, é possível que ela seja realmente a mais antiga existente no planeta. 

Existe ainda um curioso buraco para gatos inserido em uma pintura sacra do século XV, chamada Madonna della Gattaiola, algo como Nossa Senhora da Portinhola de Gato em português. Feita em uma porta de órgão, ou de uma mesa ornamentada, a obra é atribuída a um desconhecido “Maestro di Montemerano” e foi reaproveitada como porta do celeiro de um padre, que fez um furo para o seu gato passar.

Porta de gato na era da informação digital

Em plena era da informação digital, uma das portas de gatos que mais chamam atenção no mundo, com mais de 925 mil seguidores na rede social X, é a do gato chamado Pépito. Existente desde julho de 2011, a conta @PepitoTheCat registra todas as entradas e saídas do pequeno gato preto. 

"Ainda não sei por que as pessoas o seguem", reconhece o dono do bichano. E garante que lê os inúmeros comentários feitos, todas as manhãs ao acordar. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: