Ciência
08/10/2023 às 10:00•2 min de leitura
Stephen King é um dos escritores mais prolíficos da história, tendo sido responsável pela criação de mais de 60 romances ao longo de sua carreira. Durante várias décadas, suas histórias têm fornecido inspiração para que cineastas possam mostrar esses contos nas telonas.
Desde obras-primas icônicas de filmes de terror como Carrie (1976) e The Shining (1980) até filmes emocionantes como Stand by Me (1986) e The Green Mile (1999), o trabalho de King gerou alguns dos sucessos de bilheteria mais memoráveis das últimas décadas. Então, quando custa para adaptar uma obra do autor? Para quem está começando no mundo do cinema, o preço é de apenas US$ 1.
(Fonte: Scott Eisen/Getty Images)
Como dito anteriormente, grandes produtores não são os únicos com chances de adaptarem uma obra de Stephen King. Isso porque o autor criou um acordo chamado de "Dollar Baby", o que permite que estudantes de cinema comprem os direitos de adaptação de seu trabalho por apenas US$ 1.
O contrato envolve a compra dos direitos de adaptação de um dos mais de 20 contos disponíveis por esse preço — mas com algumas restrições. O filme não pode ter mais de 45 minutos de duração e não pode ser distribuído a ninguém sem o consentimento de King, a menos que seja para um festival de cinema sem fins lucrativos ou projeto escolar.
Os direitos são válidos por apenas um ano, o que significa que o filme precisa ser concluído dentro desse período. Quando a obra for finalizada, ela deve ser enviada ao próprio autor para análise. Por fim, é preciso destacar que não é possível adquirir mais de um Dollar Baby por vez.
Leia também: Stephen King: 5 fatos desconhecidos sobre o 'Rei do Horror'
(Fonte: Getty Images)
Você pode estar se perguntando: por que alguém tão famoso como Stephen King venderia os direitos de uma obra por apenas um dólar? Logicamente, caso ele quisesse, poderia vender seus contos por preços muito mais exorbitantes do que isso. Em 1996, o autor já dizia que tinha o desejo de tornar a adaptação de suas histórias mais acessível aos criativos, apesar da falta de lucro que isso causaria.
"Por volta de 1977, quando comecei a fazer sucesso popular, vi uma maneira de retribuir um pouco da alegria que o cinema me proporcionava. Apesar das objeções do meu contador, que viu todos os tipos de possíveis problemas jurídicos, estabeleci uma política que é válida ainda hoje. Concederei a qualquer estudante de cinema o direito de fazer um filme a partir de qualquer conto que eu tenha escrito (não os romances, isso seria ridículo), desde que os direitos do filme ainda sejam meus para atribuir", disse na introdução do livro The Shawshank Redemption: The Shooting Script (1996).
Os acordos Dollar Baby são uma forma dos cineastas em ascensão praticarem seu ofício e terem acesso de forma barata a um material sólido para adaptarem. Além disso, King, que é um notável cinéfilo, também pode desfrutar de adaptações de suas obras mais curtas que jamais seriam adequadas para se tornar um longa-metragem. Para conseguir esses direitos, basta entrar no site oficial de Stephen King e enviar suas informações!