História de soldado salvo por uma Bíblia é lembrada até hoje nos EUA

11/10/2023 às 02:002 min de leitura

As notícias de uma guerra costumam focar nas tragédias humanitárias, nas consequências geopolíticas e no desfecho que define quem venceu e quem perdeu o conflito. No entanto, os relatos de quem esteve em batalha podem trazer um aspecto muito íntimo e preciso sobre a guerra, como o ponto de vista de quem está arriscando a própria vida por algo, sem nem sempre entender o porquê do conflito.

Podemos chegar a essa conclusão lendo as cartas do soldado americano Charles W. Merrill, um jovem que lutou na Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão.

Durante sua participação na guerra, Charles mandava cartas constantemente aos seus familiares. Em uma delas, ele contou como estava após ser ferido em combate. Nessa ocasião, ele teria sido salvo por uma Bíblia que carregava no bolso. O livro parou a bala que havia sido disparada por um mosquete inimigo.

Os relatos do soldado teriam emocionado até o presidente Abraham Lincoln.

Antes da guerra, Charles era só um jovem que vivia no campo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A história desse soldado começa na cidade de Newburyport, no estado americano de Massachusetts. Depois do seu nascimento, sua família se mudou para West Newbury, onde trabalhavam como agricultores. Aos 25 anos, Charles se viu no campo de batalha, lutando pelos estados do Norte, que eram mais industrializados que o Sul e defendiam o fim da escravidão no país.

O primeiro relato do soldado para a sua família descrevia o frio e a saudade que ele sentia. “Há um forte orvalho todas as noites e nas últimas noites tive que usar duas camisas, minha blusa e um casaco grande, depois me enrolar em meus cobertores, e por volta das três horas, eu tenho estado com tanto frio que fiquei feliz em me levantar e andar por aí”, contou.

Ainda assim, ele pediu para que a irmã, a quem endereçou a correspondência, não dissesse nada sobre essas condições aos demais, evitando que se preocupassem.

Já em uma conversa com seu irmão mais novo, ele preferiu falar de temas mais alegres, como o gato de estimação de seu irmão.

“Se você estivesse comigo, eu poderia lhe mostrar algumas coisas que abririam os seus olhos, mas não tenho nenhum gato para você brincar, nem celeiro para dormir, nem vacas para ordenhar, mas se você vier aqui e trazer aquele seu gatinho, você terá uma parte da minha casa que é alta o suficiente, na parte mais alta, para você ficar em pé, e eu tenho um sobretudo grande o suficiente para nos envolver e um cobertor nobre só para mim. Poderíamos dormir tão aquecidos quanto necessário”, disse.

Cartas foram interrompidas por batalha sangrenta

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 1863, o soldado foi gravemente ferido em batalha. Uma bala o atingiu no olho esquerdo, alojando-se atrás da sua orelha. Outro tiro em direção ao seu peito poderia tê-lo matado na hora, mas a bala ficou presa na Bíblia que ele havia ganhado de seu pastor.

Charles perdeu a visão do olho ferido. Em uma carta, ele pediu aos seus familiares que não contassem isso às crianças. Ainda assim, o fato de ter sobrevivido e a imagem da Bíblia perfurada deu a ele ânimo para a ver a situação de uma perspectiva positiva.

A história sobre a Bíblia que salvou a vida de Charles se espalhou, chegando até o presidente Lincoln, que lhe presenteou com uma nova Bíblia. Tanto as cartas de Charles, quanto essa Bíblia estão preservadas na Biblioteca Phillips, nos EUA.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: