
Estilo de vida
12/10/2023 às 09:00•2 min de leitura
Uma pintura rara de Artemisia Gentileschi foi redescoberta e restaurada na Inglaterra. A obra, datada do século XVII, estava extremamente desgastada e arquivada sob a autoria de outro pintor. Sua recuperação só foi possível graças a uma pesquisa do King’s Royal Collection, que procura localizar o inventário do rei Charles I.
Um time de historiadores da arte, liderado por Niko Munz, perseguiu o que foi feito das obras de arte de Charles I após a sua execução em 1649. Havia relatos de que o rei possuía sete trabalhos da celebrada artista italiana Artemisia Gentileschi, que foi contratada com seu pai, Orazio Gentileschi, para retratar a sua corte.
Pintura de Artemisia Gentileschi após restauração. (Fonte: Royal Trust Collection/Reprodução)
O quadro em questão é denominado Susanna and the Elders ("Susanna e os anciões" em português) e narra a história bíblica de Susana, descrita no livro de Daniel — aceito pela Igreja Católica e considerado apócrifo para correntes protestantes. Acredita-se que a pintura tenha sido comissionada por Henriqueta Maria de França, esposa de Charles I e concluída em 1639.
O quadro circulou por alguns palácios, mas depois de 1660 foi transferido para a Somerset House e aparentemente ficou como enfeite sobre lareiras em várias ocasiões. Depois disso foi movido mais algumas vezes, até que foi encontrado e teve sua chegada registrada no Hampton Court Palace em 1862. Nessa época já foi considerado estar em péssimo estado e foi movido para a restauração.
Os processos de restauração da época não eram dos melhores e consistiam em aplicar novos vernizes à pintura, o que contribuiu para o estado com cores muito apagadas na qual o quadro foi encontrado.
O quadro foi resgatado do depósito do Hampton Court Palace, onde estava há mais de 100 anos. Segundo os pesquisadores que o encontraram, ele estava extremamente marrom e descolorido, o que é comum para pinturas com vernizes orgânicos. A pintura, então, foi enviada para o estúdio de Adelaide Izat para restauração e vai ficar em exposição na Royal Collection.
Susanna and The Elders (primeira pintura a esquerda) em exposição na Castelo de Windsor. (Fonte: Royal Collection Trust/Divulgação)
Artemisia Gentileschi (1593–1656) foi uma das pintoras mais celebradas de sua época e a primeira mulher aceita na Academia de Belas Artes de Florença. Muitos de seus quadros retratam figuras femininas de histórias bíblicas, mas o quadro de Susanna pode ter um significado especial.
Atermisia foi estuprada por Agostino Tassi, que havia sido contratado por seu pai para lhe dar aulas. O fato gerou um extenso julgamento que acabou com a condenação de Tassi — que mais tarde conseguiu evitar a prisão por uma anulação.
Na história de que inspirou a obra redescoberta, dois anciões chantageiam Susanna para manter relações com eles, caso contrário a denunciariam por adultério, o que levaria a sentença de morte. Susanna nega e luta pela justiça até que sua inocência seja provada.
Artemisia pintou a cena algumas vezes durante a sua vida e os traços e posições dos corpos parecem mostrar a força da luta feminina e a opressão da sociedade, em diferentes épocas.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.