Ciência
14/11/2023 às 10:00•2 min de leitura
Para quem aprecia a visão do horizonte a partir do ponto alto de uma montanha, todo o percurso para conquistar uma vista privilegiada envolve uma longa jornada e muito esforço. Isso é algo válido mesmo para os turistas que estão explorando novos locais, ainda que eles não consigam ir tão longe quanto os alpinistas mais experientes.
Por outro lado, parte do público interessado enfrenta dificuldades para explorar essas áreas, incluindo crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Em virtude do terreno íngreme, elas muitas vezes acabam perdendo a oportunidade de desfrutar das paisagens da natureza nessas porções mais altas.
Na província de Zhejiang, na China, uma nova obra pretende colocar um ponto final nesses obstáculos e mudar a forma como o público se desloca rumo às regiões mais elevadas de uma montanha. Até então, para explorar a área era necessário percorrer trilhas, parte delas com relevo bastante acidentado, o que em muitos casos ainda exigia avançar no entorno de superfícies montanhosas.
Visitantes da montanha Tianyu, localizada na China, terão menos dificuldade para alcançar pontos mais altos. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)
Segundo o South China Morning Post, a escada rolante gigante inaugurada possui 350 metros e está dividida em três seções. Construída no ano passado, a expectativa é que a subida até o mirante da montanha Tianyu seja muito mais rápida e tranquila. Em apenas dez minutos, será possível realizar um percurso que, em outro cenário, levaria aproximadamente uma hora para ser concluído. Para chegar ao cume, ainda será necessário seguir um breve caminho a pé.
A princípio, foi considerado colocar um teleférico para oferecer essa nova possibilidade de exploração, mas ao considerar a segurança, as escadas rolantes se mostraram ser uma alternativa mais favorável e acessível a diferentes públicos. Postagens que viralizaram nas redes sociais colocaram essas novas escadas em evidência e dão uma prévia da visão oferecida.
Ever get tired?? of all the walking at tourist attractions? Then hop on the escalators for a breathtaking view?? while ascending a mountain. Head to Tianyu scenic area at Qiandao Lake in #Hangzhou and enjoy a worry-free travel experience!?? #VisitHangzhou @QianDao_Lake pic.twitter.com/ONjGBA8Jmc
— Hangzhoufeel (@hangzhoufeel) October 13, 2023
Naturalmente, os entusiastas das longas escaladas não devem ver tanta graça nessa facilidade, uma vez que as escadas acabam com toda a jornada de superação e conquista envolvida no processo de subida. Quem valoriza a paisagem natural ainda pode considerar que a estética do local também é negativamente impactada com a presença de uma escada rolante gigante.
Mas vale lembrar que não se trata do primeiro caso envolvendo esse tipo de intervenção em território chinês, uma vez que outras regiões montanhosas foram contempladas com pontes. Dentre elas, a ponte de vidro de Zhangjiajie. Inaugurada em 2016, ela oferece uma visão de tirar o fôlego e figura entre a estrutura mais alta do mundo dentro dessa categoria.