Seja o primeiro a compartilhar

Por que os cachorros gostam tanto de gravetos?

É difícil estabelecer um comportamento médio para todos os cães, afinal cada um é um indivíduo e, como tal, tem suas próprias experiências, gostos e manias. No entanto, alguns comportamentos são meio que padronizados entre os nossos amigos de patas, e um deles certamente é agarrar com a boca e exibir com orgulho um graveto velho encontrado pelo caminho.

Em uma entrevista recente à revista Southern Living, a veterinária Antoinette Martin, explicou que esse desejo de carregar um pedaço de pau na boca é inato em qualquer animal de estimação. Para ela, como são exploradores por natureza, os cães se realizam com aquele gosto e cheiro de madeira. E o pior: quanto maiores e mais fedidos esses objetos, mais eles curtem.

Muitas vezes, cães de pequeno porte voltam para casa carregando verdadeiros galhos na boca, embora varas também possam satisfazer esse incontrolável “desejo de caça”. Sociáveis, eles não veem a hora de capturar a sua “presa” com o resto da matilha, ou seja, nós. E, de preferência, na sala de estar.

Cachorros satisfazem instintos ancestrais

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Alguns especialistas defendem que essa preferência de levar gravetos para casa pode ser um comportamento ancestral trazido da época em que os cães foram domesticados, e que acabou incorporado na linhagem evolutiva. A explicação é que, no passado, quando o Canis lupus ainda não era familiaris, ele escondia alimentos em sua toca

Existe ainda um instinto de recuperar objetos, que é uma combinação de impulso natural com treinamento específico administrado a muitos cães. Esse desejo de perseguir, pegar e trazer objetos, e até pessoas, de volta é um desejo intrínseco dos nossos amigos peludos.

Afinal, por que os cães preferem um pedaço de pau?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Quanto ao fato de os cães preferirem um pedaço de pau a uma pedra ou outro objetos qualquer, Martin explica que a textura da madeira é atraente para eles porque é o que mais se assemelha a um osso. Mas pode ser também que tenham aprendido a valorizar um graveto insignificante só porque seu tutor usou aquele objeto para brincar com ele

Dessa forma, eles estariam agindo como crianças que, quando percebem que o pai está chegando, ainda que cansado à noite, correm com o seu graveto preferido para brincar. Além do desejo de brincar, ele quer mostrar o quão feliz está em ver você. Nesse sentido, podemos ser corresponsáveis por reforçar esse comportamento. Quem nunca fez isso, que jogue o primeiro pedaço de pau.  

Por isso, em vez de reprimi-los por brincar com gravetos, o melhor é monitorar cuidadosamente o brinquedo. Os cães não devem ser incentivados a mordê-los, pois além de a madeira ter um perigoso poder de obstrução intestinal se engolida, existe ainda o risco de farpas na boca e no aparelho digestivo. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.