Veja 5 das fotos mais marcantes do arquivo do Getty Images

20/12/2023 às 14:002 min de leitura

A fotografia ainda é uma das melhores formas de registrar momentos importantes, e há diversos bancos de imagens prontos para guardar esses trabalhos. Um dos mais importantes é o Getty Images, que divulgou diversos achados históricos em seus arquivos.

Na sequência, você terá a chance de ver cinco fotos que integram esse grande acervo histórico do site e a história por trás de cada uma delas contada por Bob Ahern, diretor do Hulton Archive, em Londres. Confira na sequência.

1. Coroação de George IV

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O ano era 1937, e o rei George IV acabava de ser coroado. Esse foi um marco para os habitantes da Inglaterra, que celebraram bastante esse momento importante do país.

"Essa foto, digitalizada a partir da placa de vidro de gelatina de prata original da Coroação do Rei George IV e da Rainha Elizabeth na Abadia de Westminster em 1937, foi redescoberta antes da Coroação do Charles III como parte da nossa digitalização contínua de nossos próprios arquivos de realeza", explica Bob Ahern, diretor do Hulton Archive, em Londres.

2. Ensaio para as paraolimpíadas

(Fonte: Edward Miller/Keystone/Hulton Archive/Getty Images)(Fonte: Edward Miller/Keystone/Hulton Archive/Getty Images)

Atualmente é comum ver diversos atletas participando das Paraolimpíadas, mas o cenário era totalmente diferente em 1950. A foto acima, por exemplo, mostra pessoas jogando basquete no Inter-Spinal Unit Sports Festival, que pode ser considerado um precursor do evento que temos hoje em dia.

"Outro foco dos nossos esforços recentes de digitalização foi descobrir mais representações de deficiência e esporte ao longo dos anos, incluindo as primeiras fotos dos jogos de Stoke Mandeville no Reino Unido, um precursor das Paraolimpíadas modernas", comenta Ahern.

3. Invasão em Praga

(Fonte: Vittoriano Rastelli/Getty Images)(Fonte: Vittoriano Rastelli/Getty Images)

Na noite entre 20 e 21 de agosto de 1968, países que integravam o Pacto de Varsóvia invadiram a República Socialista da Checoslováquia. A proposta era deter a Primavera de Praga, cujo intuito era realizar a liberalização política no país, e a União Soviética foi um dos países que participou do movimento.

"Demonstrando que, às vezes, o contexto pode fazer uma grande diferença na forma em como você vê uma imagem, essa foto tirada pelo fotojornalista italiano Vittoriano Rastelli nos dá um pouco do drama presencial quando um tanque aparece no meio de uma rua comercial em Praga durante a invasão soviética de 1968", contextualiza o diretor do Hulton Archive.

4. Elenco de estrelas

(Fonte: Mark Sennet/Getty Images)(Fonte: Mark Sennet/Getty Images)

Fãs de cinema certamente bateram o olho na foto acima e reconheceram os quatro atores. Na imagem, temos Carrie Fisher, Harrison Ford, Mark Hamill e Billy Dee Williams no set de Star Wars: O Império Contra-Ataca, filmado em 1979.

"Os atores Carrie Fisher, Harrison Ford, Mark Hamill e Billy Dee Williams posam para um retrato no set de 'Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca', em 1979. Essa fotografia épica foi disponibilizada pela Getty Images a partir dos arquivos do fotógrafo Mark Sennet que passou 25 anos como jornalista da Time LIFE, documentando presidentes, membros da realeza, lendas do esporte e celebridades icônicas", explicou Ahern.

5. Educação para todos

(Fonte: Sylvia Plachy/Three Lions/Hulton Archive/Getty Images)(Fonte: Sylvia Plachy/Three Lions/Hulton Archive/Getty Images)

Na luta por direitos iguais e acesso à educação nos Estados Unidos, a fotógrafa Sylvia Plachy captou o momento em que o estudante Mike Booker, que participou do Project Double Discovery (PDD), está em um dos bancos da Universidade Columbia lendo um livro. Ele foi um dos agraciados do projeto, cujo intuito era levar pessoas de baixa renda para os bancos das universidades.

"Sylvia Plachy era fotógrafa e bibliotecária na agência de fotos Three Lions ao início da sua célebre carreira fotográfica e algumas das suas imagens foram redescobertas recentemente nos arquivos da agência. Essa foto pertence a uma matéria fotográfica que documentou o programa Double Discovery da Universidade Columbia que buscava oferecer acesso educacional a alunos de baixa renda do ensino médio", finaliza Ahern. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: