Quais seriam as 'línguas mais estranhas' do mundo?

29/12/2023 às 03:002 min de leitura

Para você, qual é a língua mais "estranha" que existe no mundo? Embora essa seja uma pergunta de cunho pessoal, existem estudos que tentam determinar quais são os idiomas mais esquisitos que existem por aí. Em geral, linguistas tentar o mais objetivo possível no estudo da linguagem humana. Logo, qualquer análise feita sobre o tema precisa ser feita livre de julgamentos e preconceitos.

Alguns linguistas computacionais usaram dados do Atlas Mundial de Estruturas Linguísticas (WALS) para explorar quais línguas podem ser consideradas as mais "estranhas". Para isso, eles compararam sistematicamente a informação do website do WALS para 239 línguas de diferentes partes do mudo. Estes foram os resultados!

Idiomas estranhos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O objetivo do estudo era descobrir quais línguas tinham o maior número de características que mais diferiam de outros idiomas. Nesta pesquisa, a língua inglesa ficou na 33ª posição entre os 239 idiomas. Sendo assim, o estudo definiu que o inglês tem mais características atípicas do que mais de 80% dos outros idiomas envolvidos no estudo.

Os críticos, no entanto, alegaram que a pesquisa era muito tendenciosa, pois usava apenas alguns recursos dos muitos idiomas do mundo. De acordo com quem argumentou, existem aspectos do inglês que não são incomuns em comparação com muitas outras línguas, como a ordem dominante das palavras sujeito-verbo-objeto. Segundo o autor do estudo, contudo, dois aspectos específicos tornam o inglês uma língua incomum. 

Aspectos curiosos do idioma

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

De acordo com o WALS, o número médio de sons distintos de fala nas línguas do mundo é de cerca de 25 a 30 fonemas. A língua indígena Pirahã, falada na região amazônica do Brasil, por exemplo, possui um conjunto incomumente pequeno de fonemas. Em contraste, a língua da África Austral Taa possui mais de 100 fonemas, incluindo muitos tipos diferentes de sons.

As línguas de sinais, como a Língua de Sinais Britânica ou a Língua de Sinais Americana, não usam nenhum tipo de som. Em vez disso, os sinais são compostos por combinações de formatos de mãos, movimentos e localizações no corpo do sinalizante ou próximo a ele. 

O inglês, por sua vez, tem mais fonemas do que muitas línguas, com cerca de 44, mas apresenta uma ortografia terrivelmente complicada por ter herdado cinco letras para vogais do alfabeto romano. Além disso, o inglês também tem alguns sons consonantais encontrados em menos de 10% das línguas pesquisadas no WALS. 

Dificuldades gramaticais

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Num inquérito WALS, menos de 2% das línguas da amostra utilizaram diferenças semelhantes às do inglês na estrutura das frases para as perguntas. Esse é um dos motivos que tornaria o inglês um dos idiomas mais esquisitos do planeta. 

Porém, como milhares de idiomas ainda não foram incluídos no WALS, a pesquisa não possui dados suficientes para constatar quais são as línguas proporcionalmente mais "esquisitas" de todas. Em última análise, ainda será necessário mais documentações linguísticas para proporcionar uma melhor compreensão sobre o tema. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: