5 megaestruturas grandiosas que acabaram abandonadas

02/10/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 02/10/2024 às 12:00

Construídas para durar "para sempre", megaestruturas que demandaram investimentos milionários no passado encontram-se hoje abandonadas, degradadas e, segundo muita gente, assombradas. O fracasso dessas obras gigantescas em atingir seus ambiciosos objetivos é uma soma de fatores econômicos, sociais e tecnológicos.

Mudança de necessidades, altos custos de manutenção, êxodos econômicos, obsolescência e mudanças políticas e sociais decretaram o fim desses sonhos onerosos. Veja abaixo.

5. Hospital Hellingly

w. (Fonte: Chess/Wikimedia Commons)
Hoje o asilo psiquiátrico foi parcialmente invadido pela natureza. (Fonte: Chess/Wikimedia Commons)

Inaugurado em 1903, na bucólica zona rural de East Sussex, na Inglaterra, o Hospital Hellingly era um asilo psiquiátrico modelo, que acabou se tornando um símbolo da decadência das instituições desse tipo, após o movimento de desinstitucionalização ocorrido a partir da década de 1960 e dos novos tratamentos e medicamentos antipsicóticos.

Fechado em 1994, o manicômio em ruínas atrai grafiteiros, exploradores urbanos e vândalos.

4. Templo Batista de Akron

O templo começou a ser demolido em março de 2024. (Fonte: Cidade de Akron/Divulgação)
O templo começou a ser demolido em março de 2024. (Fonte: Cidade de Akron/Divulgação)

O Templo Batista na cidade de Akron, em Ohio nos EUA, é atualmente um monumento abandonado e apenas uma sombra em ruínas de um florescente empreendimento religioso fundado em 1934, que congregava milhares de fiéis e até uma estação de rádio. Mas a crise do petróleo de 1973 e 1979 e a concorrência dos carros japoneses determinaram o fechamento das indústrias de pneu da cidade (Goodyear, Firestone e Goodrich).

Seguindo a decadência da cidade, o templo foi abandonado em 2010.

3. Ilha Hashima

x. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Hashima é a maior cidade abandonada do mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Conhecida como Gunkanjima (Ilha do Navio de Guerra), Hashima é hoje apenas uma pequena ilha abandonada ao largo da costa de Nagasaki, no Japão. Mas, na década de 1950, abrigou um dos maiores centros de mineração de carvão do mundo. Com o declínio do carvão, substituído pelo petróleo, a Mitsubishi fechou a mina em 1974, levando ao êxodo total da população

Atualmente, a deserta Hashima é Patrimônio Mundial da UNESCO.

2. San Zhi Resort

x. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O "aeroporto" de discos voadores foi totalmente esquecido. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Um sonho futurista embalado na onda dos discos voadores da década de 1980, o resort San Zhi, localizado na costa norte de Taiwan, é uma imensa vila, hoje abandonada, com uma "esquadrilha" de OVNIs coloridos pousados. O local, que pretendia ser um destino de luxo para os ricaços da ilha, foi abandonado ainda durante a construção, após uma série de acidentes inexplicáveis, alimentando teorias de atividade paranormal. 

1. Sathorn Unique Tower

x. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A torre é muito visitada por "caçadores de fantasmas". (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Um arranha-céu de 49 andares planejado como um complexo de luxo, a Sathorn Unique Tower é um megaprojeto cuja construção foi interrompida do nada. A estrutura inacabada e vazia é conhecida popularmente como a "Torre Fantasma" de Bangkok. Símbolo decadente da crise financeira asiática de 1997, a torre continua a fascinar como uma lembrança da opulência financeira da Tailândia, impulsionada a dinheiro fácil, e supervalorizado.

Fonte

    NOSSOS SITES

    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • Logo Mega Curioso
    • Logo Baixaki
    • Logo Click Jogos
    • Logo TecMundo

    Pesquisas anteriores: