Saúde/bem-estar
12/11/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 12/11/2024 às 12:00
O reality show americano Man vs. Wild (transmitido no Brasil pela Discovery Channel com o nome À Prova de Tudo) mostra o apresentador Bear Grylls em viagens que percorrem destinos selvagens mais populares do planeta, chegando a lugares onde turistas podem correr muitos perigos.
Com seis temporadas no total, o programa foi uma sensação por conta das situações enfrentadas por Grylls, que envolvem, por exemplo, quase afundar em areias movediças do deserto de Moab ou navegar nas correntes perigosas da Costa Rica.
Acontece que o programa se envolveu várias polêmicas, que diziam respeito principalmente por inventar ou exagerar algumas das situações perigosas com que Bear Grylls se deparava. Neste texto, contamos 4 vezes em que isso aconteceu.
No primeiro episódio do reality show, Bear Grylls é deixado para se defender nas Montanhas Rochosas que ficam perto da fronteira entre Estados Unidos e Canadá. O apresentador, em certo momento, foge de um urso pardo que está à espreita.
Ocorre que a edição disfarça o fato de que os espectadores nunca realmente enxergam o animal perigoso. O que se vê é Grylls montar um acampamento em uma área de ursos, e falar enquanto grava com uma câmera portátil. "Definitivamente há algo aqui. Acabei de ouvir um passo muito pesado lá fora", ele diz.
Acontece que o tal urso era, na verdade, um membro da equipe do programa vestindo uma fantasia. Mais tarde, ao ser questionado, um representante do Discovery Channel alegou que a sequência foi criada "como uma brincadeira" com Grylls.
No episódio "Desert Island", Bear Grylls ficou preso em uma ilha remota e teve que usar tudo o que consegue encontrar para poder sobreviver. Diferente do que foi transmitido, a situação não foi assim tão desesperadora.
Na verdade, ela foi exagerada. O episódio mostra Grylls construindo um abrigo para se proteger do sol, chuva e vento, e usando uma lança para conseguir comida. Só que o apresentador nunca esteve em perigo real, pois ele não teve que dormir naquela ilha ou explorá-la para obter alimento. Toda noite, depois que as gravações terminavam, Grylls era levado para motéis em ilhas mais habitadas no Havaí.
Já no episódio "Sierra Nevada", o apresentador Bear Grylls é deixado na cordilheira de Sierra Nevada, na Califórnia. Ele percorre três biomas distintos, até chegar em um ponto em que precisa lidar com os mustangues, que são os cavalos selvagens que vivem neste local.
Seu desafio é conseguir montar em um deles – e Grylls consegue, é claro. Só que, diferente do que parece, não é por causa de suas habilidades. De acordo com Mark Weinert, que foi especialista em sobrevivência e consultor do programa, os cavalos eram de uma empresa que os locava, e todos transportados de caminhão para o local de filmagem por um dia.
Por fim, no episódio "Hawaii: Mount Kilauea", Bear Grylls precisa se afastar de um vulcão ativo, o Monte Kilauea. É uma cena realmente angustiante.
Acontece que, mais tarde, uma empresa investigou o reality show e descobriu que os perigos no episódio do vulcão foram adulterados ou falsificados. Como não havia tanta lava por perto, os membros da equipe trouxeram brasas para fazer com que parecesse mais assustador e laranja na tela. Mais falso, impossível.