Ciência
23/05/2023 às 08:00•3 min de leitura
Desde que os reality shows se tornaram mais populares, nos anos 1990, inúmeras opções de programas surgiram com as mais variadas premissas. Temos desde os mais comuns, como o Big Brother, que só coloca pessoas para conviverem umas com as outras, além das inúmeras propostas de reality shows de competição — de MasterChef a RuPaul's Drag Race.
Mas quando as redes de TV querem fazer algo realmente diferente, elas não medem esforços e criam programas simplesmente bizarros, como as que mostramos nessa lista.
Fonte: Channel4/Reprodução
Começando pelo programa que gerou todo tipo de comentário nas redes sociais nos últimos dias, temos um reality show de namoro. A diferença é que os participantes escolhem seu par ideal pelo corpo nu. Pois é! Nesse programa britânico, as pessoas aparecem totalmente como vieram ao mundo.
Funciona assim: uma pessoa (vestida) escolhe seu "par perfeito" entre seis opções, que estão nas cabines coloridas. A cada etapa, a cabine sobe, revelando mais sobre a pessoa... Porém a revelação começa pelos pés. No início do programa, tudo que vemos é a genitália.
Na última etapa, os dois pretendentes que restam mostram seu rosto e até falam... Então, o participante principal fica nu para anunciar quem escolheu para ter um encontro — que eles fazem com roupa, em um local público.
Sendo bastante sincero com vocês, um reality show de pessoas nuas está longe de ser a coisa mais bizarra que você lerá nesse artigo. Começando por um reality show onde os participantes faziam cirurgias plásticas para ficar com o rosto de uma celebridade.
Pois é: as pessoas escolhiam uma celebridade para serem parecidas e o programa tratava de arranjar tudo que fosse preciso para realizar esse sonho. A premissa não agradou ao público, que fez o programa ser cancelado após uma temporada.
Mas também desagradou aos artistas que seriam "homenageados": Drew Barrymore foi uma delas — e deu um jeito de falar com a moça para dissuadi-la de fazer a transformação.
Um programa onde uma bela moça precisa selecionar um homem entre vários participantes... Parece a proposta de um reality show de namoro, mas a verdade é que essa moça precisava encontrar seu pai verdadeiro — que a entregou para adoção quando bebê.
Haviam 8 atores fingindo ser o pai da moça, além do homem certo. Se ela acertasse quem era seu pai, ela ganhava o prêmio de US$ 100 mil. Mas se um impostor conseguisse enganá-la, ele é quem ficava com a grana.
A ideia foi muito criticada, por motivos óbvios, e milhares de pais adotivos protestaram contra a exibição do programa. Por isso, a rede de TV Fox o cancelou logo após o primeiro episódio.
Fonte: Divulgação
Antes do príncipe Harry se casar com a atriz Meghan Markle, várias norte-americanas toparam participar de um reality show para competir pelo coração dele. Mas, na realidade, o "solteirão" cobiçado era um sósia do príncipe — e as participantes não sabiam de nada.
O programa só durou uma temporada e, no fim, a ganhadora acabou saindo com o rapaz — mesmo sabendo que ele não era o príncipe.
Fonte: GettyImages
Imagine um reality show onde você pode ganhar um carro ao fim do episódio. Legal, né? Mas, para ficar com o carro, você precisa fugir da polícia durante 35 minutos — se esquivando dela pelas ruas de Moscou. O programa passou entre 1997 e 1998.
O mais bizarro é que os policiais do reality show não eram atores: a polícia russa realmente participou dos programas. A ideia era A Interceptação ajudasse a diminuir as ocorrências de roubo de carros em Moscou. Contudo, os "ladrões" ganhavam na maioria dos episódios, que eram assistidos por até 60 milhões de russos.
Fonte: GettyImages
Um rabino judeu, um monge budista, um padre ortodoxo e um imame islâmico são os principais personagens desse programa turco. Como em um The Voice da religião, eles competem pelas almas de 10 participantes ateus. Não é surpreendente que esse programa tenha causado tanta polêmica que foi cancelado antes mesmo do primeiro episódio gravado ir ao ar, em 2009.
Naked Attraction não foi o primeiro reality show bizarro do Channel 4, no Reino Unido. Lá em 2004 eles criaram esse programa onde os participantes tinham que passar sete dias inteiros sem dormir — e cumprir "tarefas", como contar carneirinhos ou encostar no sofá. Aqueles que fechassem os olhos por mais de 10 segundos, perdiam mil libras do prêmio de 100 mil libras.
É uma premissa que lembra Awake, atualmente no ar na Netflix. Mas nesse, as pessoas só tem que ficar acordadas por 24 horas e não precisam fazer tarefas que, justamente, dão sono.