Artista mais novo do mundo vende primeira pintura com um ano e meio de vida

12/06/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 12/06/2024 às 14:00

Artistas dos mais diferentes campos muitas vezes levam anos para serem reconhecidos, ou conquistam a fama e têm as obras valorizadas apenas após a morte. Mas um prodígio nascido em Gana entrou até para o Livro dos Recordes por ser um artista literalmente desde o berço.

Ace-Liam Nana Sam Ankrah nasceu em dezembro de 2022 na região de Accra, capital do país africano. Com um ano e 152 dias de vida, ele foi reconhecido oficialmente pelo Guinness como o mais jovem artista do sexo masculino.

Para além do título de recordista, a família de Ace-Liam agora busca melhores oportunidades para a sua educação desde o nível básico. Ele já está concorrendo a bolsas internacionais para, quem sabe, seguir a carreira na pintura.

Por que Ace-Liam é considerado artista?

O título veio após uma série de exigências do Guinness para que uma criança tão jovem fosse considerada um artista. O candidato deveria ter uma série de obras já prontas e fazer ao menos uma exposição oficial em um local como uma galeria, por exemplo.

Além disso, Ace-Liam precisava ter vendido ao menos uma de suas pinturas, com a nota fiscal encaminhada aos jurados como prova. Todas as etapas foram cumpridas, com a exposição The Soundout Premium Exhibition realizada no Museu de Ciência e Tecnologia de Gana.

Ace-Liam no processo de criação e diversão. (Fonte da imagem: Guinness World Records)
Ace-Liam no processo de criação e diversão. (Fonte da imagem: Guinness World Records)

Ao todo, das dez pinturas exibidas, nove foram compradas por admiradores e colecionadores locais. O recorde foi então confirmado, sendo que o jovem artista já dobrou a quantidade de pinturas produzidas desde então.

Como o jovem artista cria as pinturas

Segundo a mãe de Ace-Liam, a também artista Chantelle, o menino demonstrou que se sentia confortável e feliz com a pintura aos seis meses de idade. Nessa época, ele foi colocado em contato com tintas e telas pela primeira vez.

Ace-Liam já tem mais de 20 quadros. (Fonte da imagem: Guinness World Records)
Ace-Liam já tem mais de 20 quadros. (Fonte da imagem: Guinness World Records)

Enquanto aprendia a engatinhar, o menino passou a espalhar a tinta por um tecido de lona no chão e criar formas abstratas usando diferentes cores. A mãe percebeu que a atividade estimulava a sua criatividade e passou a fornecer mais tinta e dedicar mais tempo a essa brincadeira.

Agora já começando a falar, Ace-Liam pede com frequência para a mãe para começar a pintar. De acordo com o seu humor do momento, ele até avisa quando terminou uma de suas obras e até já escolhe as cores favoritas.

Todas as pinturas são feitas com tinta acrílica, usando as mãos ou o próprio corpo para espalhar o material. As sessões podem durar até meia hora ou poucos minutos, com ele voltando ou não para o mesmo quadro depois de um tempo. "As pinturas abstratas dele são inspiradas pelo mundo ao seu redor: cores, formas, texturas e o seu humor", diz a mãe.

No colo da mãe, Ace-Liam vê a própria exibição de estreia como artista. (Fonte da imagem: Guinness World Records)
No colo da mãe, Ace-Liam vê a própria exibição de estreia como artista. (Fonte da imagem: Guinness World Records)

A carreira e as obras de Ace-Liam estão registradas no perfil do artista mantido pela família no Instagram.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: