Artes/cultura
31/07/2024 às 08:39•3 min de leituraAtualizado em 31/07/2024 às 08:39
Que Elvis Presley é o Rei do Rock é algo que todo mundo já sabe. Mas, além disso, Elvis segue vivo como o Rei do Casamento em Las Vegas.
Na famosa cidade do estado americano de Nevada, ele está presente em muitas capelas nas quais as pessoas vão em busca de um casamento rápido, divertido, e que muitas vezes nem tem validade legal. A história dessa tradição remonta ao próprio casamento de Elvis.
O primeiro casamento temático com Elvis Presley ocorreu pela primeira vez em Las Vegas em 1977 – logo após o cantor ter morrido, no dia 16 de agosto. Ou seja, mesmo que ele mesmo nunca tenha celebrado bodas de alguém em Vegas, ele se tornou a marca de toda uma indústria que segue viva e pulsante.
Mas, na verdade, essa tradição começou dez anos antes. Em uma noite de 1967, Elvis bateu na porta da Gretna Green Wedding Chapel, em Las Vegas. Ele estava em busca de um local para se casar com a sua namorada, a bela Priscilla. O gerente, ele mesmo um grande fã de Elvis, quase não acreditava.
O cantor ficou um pouco decepcionado pelo tamanho do local e mudou de ideia. O gerente então propôs mudar o nome da capela para Graceland Wedding Chapel, o que conquistou de vez o coração do rei. Quando Elvis morreu, o dono do local seguiu com o nome e lucrando com a lenda.
Foi a recém-criada Graceland Wedding Chapel, aliás, que recebeu Carl “Cheesie” Nelson, um imitador de Elvis. Ele foi o primeiro sósia a desempenhar a função de juiz de paz na famosa Sin City. Logo, outras capelas seguiram o exemplo. Hoje, dezenas delas oferecem casamentos temáticos onde um Elvis pode celebrar a cerimônia.
Cada capela tem seu diferencial. Em algumas delas, o Elvis presente se veste com um macacão branco com gola alta, representando a fase mais decadente do músico. Em outras, Elvis está mais jovem, elegante e com grandes costeletas. Há também os imitadores que são músicos e fazem um show particular.
O que não pode é não ter carisma. Um dos imitadores mais famosos é Chad Collins, que venceu o Ultimate Elvis Tribute Artist Contest em 2013. Ele diz que o que diferencia um bom sósia do ruim é personalidade magnética. "Há muitos ruins e muito poucos bons. Não deixe que um imitador ruim de Elvis influencie sua opinião sobre todos os imitadores de Elvis", declarou ao Atlas Obscura.
A tradição "casamenteira" de Las Vegas começou ainda na década de 1930. Tantas pessoas já se casaram na cidade que ela foi declarada a Capital Mundial do Casamento. Hoje, cerca de 80 mil casais trocam alianças lá a cada ano – o que inclui celebridades como Frank Sinatra, Britney Spears, Jennifer Lopez e o próprio Elvis.
Dentro desse bolo, os casamentos feitos pelos imitadores de Elvis correspondem a uma boa parte do todo. E não é tão caro assim optar por esse serviço: na Graceland Wedding Chapel, por exemplo, a cerimônia de Elvis mais comum tem direito ao rei cantando três músicas de seu repertório por US$ 329. Esse valor inclui serviço de limusine de ida e volta, fotografia profissional e uma cópia da certidão de casamento de Elvis e Priscilla.
Há, claro, os pacotes mais sofisticados. No Blue Hawaii, Elvis vai cantar três músicas tropicais e colocar colares de seda no casal. Já no Famous Dueling Elvis Package, o casamento é realizado por um jovem Elvis enfeitado com traje de lamê dourado e outro mais velho em um macacão dos anos 1970.
Mas vale saber que a maioria das cerimônias realizadas em capelas como Graceland não são casamentos legais. De acordo com Rod Musum, que é gerente geral da Graceland Wedding Chapel, a maior parte dos casais vai para lá para renovar seus votos. Mesmo assim, certamente é uma experiência bem divertida.