
Ciência
20/04/2024 às 19:00•2 min de leituraAtualizado em 20/04/2024 às 19:00
Com capacidade para transportar mais de 200 pessoas em cada viagem, o maior elevador de passageiros do mundo ganhou fama entre os internautas depois que imagens dele viralizaram no X/Twitter no início de abril. Seu tamanho superior ao dos elevadores comuns levou muitas pessoas a compará-lo a um apartamento studio.
Funcionando desde 2022, o meio de transporte inovador está instalado no Jio World Centre, um centro de convenções de última geração que fica em Mumbai, na Índia. Conforme a empresa finlandesa KONE, responsável por construir o equipamento, ele foi projetado para transportar grandes grupos de pessoas com muito conforto e segurança.
This is the largest passenger elevator in the world, it can carry up to 200 people at the same time pic.twitter.com/UjqQo545x7
— Historic Vids (@historyinmemes) April 5, 2024
Os convidados de casamentos, exposições e outros eventos que acontecem no moderno edifício indiano podem se deslocar entre cinco andares aproveitando um elevador com área de 25,78 m². O espaço é suficiente para transportar um total de 235 pessoas, conforme a fabricante.
Por conta da sua dimensão gigante e do peso de 16 toneladas, o equipamento precisa ser suportado por um sistema que inclui 18 polias e nove cordas, garantindo a segurança dos usuários enquanto ele se move a uma velocidade de 1 m/s. O movimento do seu eixo estrutural ocorre sobre trilhos fixados em colunas de aço.
Apesar da viagem rápida, quem usa o maior elevador de passageiros do mundo tem a oportunidade de aproveitar uma experiência única, como afirma a KONE. A empresa preparou uma decoração diferenciada e luxuosa para ajudar neste aspecto, se inspirando no design do Jio World Centre.
Essa experiência começa pelas paredes de vidro que fornecem uma visão panorâmica do complexo, enquanto o usuário sobe ou desce pelo prédio. Em meio ao deslocamento, também é possível conferir detalhes sobre as últimas novidades do centro de convenções, exibidos em duas telas.
Olhando para o teto, o passageiro pode conferir, ainda, uma luminária cravejada de cristais, dando um ar de luxo e elegância para o ambiente que foi inspirado no visual de outras partes do edifício. E para aqueles que estiverem cansados, há dois sofás disponíveis para relaxar durante o sobe e desce do elevador.
Com seus pouco mais de 25 m² de área, o maior elevador de passageiros do mundo dispõe de espaço maior que o encontrado em muitos apartamentos do tipo studio ou quitinetes. Essas pequenas residências têm ganhado cada vez mais destaque nas grandes cidades, como São Paulo, e podem custar muito caro apesar do tamanho.