Artes/cultura
31/08/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 31/08/2024 às 10:00
A maior parte dos humanos tem cinco dedos em cada uma de suas mãos e de seus pés. Por isso, é no mínimo bizarro notar a grande quantidade de personagens de desenhos animados que têm quatro dedos.
Será mera coincidência que o Bob Esponja, o Homer Simpson e o Mickey Mouse tenham todos essa mesma quantidade de dedos? A resposta é: não. E essa "tradição" remonta à época dos primeiros estúdios de animação.
Trata-se de uma escolha artística que começou com os estúdios clássicos de animação, incluindo a Disney, em sua produção de desenhos ainda nos anos 1920. Isso começou a acontecer porque os desenhistas utilizavam círculos para poder esboçar os corpos, as cabeças e as mãos dos personagens – o que incluía também as palmas de suas mãos.
Só que eles passaram a notar que, quando desenhavam cinco dedos dentro desse círculo, acaba ficando estranho. O próprio Walt Disney teria argumentado que dar a Mickey um conjunto completo de dedos faria com que suas mãos parecessem um cacho de bananas.
Mas segundo a Channel Frederator — que é a empresa de entretenimento fundada por Fred Seibert, produtor do desenho A Hora da Aventura — há outra possível explicação. Como os primeiros desenhos animados se centravam em animais (como o rato, com o Mickey, e um cachorro com o Pateta), os ilustradores teriam seguido o padrão das espécies. Cães, gatos e coelhos têm cinco "dedos", mas um deles fica escondido em seu membro superior.
Por fim, há outra possível justificativa: os animadores passaram a desenhar quatro dedos simplesmente porque isso dava menos trabalho. O desenho de animação, especialmente quando feito à mão, é muito detalhista e envolve muito empenho, e desenhar um quinto dedo em cada quatro faria com que os profissionais usassem tempo e dinheiro a mais que poderiam ser usados para outras coisas.
Isso então leva a outra dúvida: por que então os animadores não colocaram três dedos ao invés de quatro em seus desenhos? A empresa Channel Frederator tem uma resposta. Geralmente, os personagens desenhados com três dedos nas mãos são decodificados como mutantes ou alienígenas.
Dois exemplos disso são as Tartarugas Ninjas e os alienígenas mostrados em Toy Story. Todos eles possuem três dedos em suas mãos, o que ajudaria a enfatizar suas características sobrenaturais. Por isso, desenhar humanos ou animais com a mesma quantidade reduzida de dedos seria simplesmente... estranho.