Estilo de vida
18/05/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 18/05/2024 às 12:00
Depois da morte da rainha Elizabeth II, muitas coisas mudaram dentro da realeza do Reino Unido — incluindo vários títulos reais. O ex-príncipe Charles, por exemplo, tornou-se rei Charles III, e sua esposa Camilla agora é rainha consorte. William e Kate tornaram-se príncipe e princesa de Gales e até mesmo membros mais jovens da realeza ganharam atualizações de títulos.
Porém, alguns rumores indicam que Charles supostamente teria um título real guardado para a sua neta de sete anos, a princesa Charlotte, e o "cargo" tem uma história singular.
De acordo com relatos na imprensa internacional, o título de Duquesa de Edimburgo poderá ser em breve a nova alcunha real usada por Charlotte. As informações dizem que "as discussões estão em andamento, mas o resultado favorável para o rei é que este título vá para a sua neta".
Essa também seria uma homenagem à falecida bisavó de Charlotte, a rainha Elizabeth II. Antes de ascender ao trono em 1952, esse era o título real que ela adquiriu ao se casar com o príncipe Philip. “Seria uma forma adequada de lembrar a rainha – que, claro, tinha o título de Duquesa de Edimburgo – e uma forma de Sua Majestade honrar a linha de sucessão”, comentou uma fonte real ao The Daily Mail.
A ideia é que tal designação de título serviria para destacar as mulheres da monarquia. Graças à Lei de Sucessão da Coroa de 2013, a ordem de nascimento determina agora a linha de sucessão ao trono — ao contrário dos termos anteriores que priorizavam o gênero masculino.
Após a morte do príncipe Philip, esperava-se que o príncipe Edward — irmão de Charles e filho mais novo da Rainha — herdasse o título de Duque de Edimburgo. Contudo, após o casamento entre Edward e Sophie em 1999, o palácio de Buckingham declarou que a decisão só seria tomada no seu devido tempo. No entanto, as informações dão a entender que Charles pode ter escolhido outro caminho.
Pesquisadores dizem que o monarca sempre teve ideias sobre como a monarquia poderia evoluir e uma delas envolvia promover aqueles que estão diretamente na linha de sucessão ao trono, em vez daqueles que estão nas "periferias". Essa seria uma saída para deixar os custos reais ainda mais enxutos e priorizar somente uma parte da árvore genealógica da realeza.
Caso as teorias sejam comprovadas, é possível que vejamos Charlotte no papel da Duquesa de Edimburgo em um futuro próximo. Porém, até o momento, tudo não passa de especulações a respeito da família real mais midiática do mundo inteiro.