Esportes
10/05/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 10/05/2024 às 09:00
Aparentemente, a Reuse Brew é uma cerveja como aquelas que encontramos em qualquer bar ou supermercado. Mas basta uma olhada no rótulo para descobrir uma grande diferença para as versões convencionais: trata-se de uma cerveja produzida com água reciclada, que acaba de ser lançada.
Fruto de uma parceria entre a cidade de Weissenburg, na Alemanha, a Universidade Técnica de Munique (TUM), também no país, e a empresa americana Xylem, a bebida foi pensada como uma solução sustentável para os desafios apresentados pelas mudanças climáticas. A ideia foi reaproveitar a água residual, misturada aos demais ingredientes.
Águas residuais são aquelas que, de alguma forma, passaram pelo uso humano, alterando suas características naturais. Popularmente chamadas de “águas de esgoto”, elas podem ser reutilizadas após passarem por um tratamento adequado, capaz de eliminar substâncias nocivas à saúde.
Usando tecnologias avançadas de água reciclada, as parceiras criaram uma cerveja do tipo Munich Helles, uma pale lager alemã com coloração variando entre amarela e dourada e sabor mais encorpado do que a pilsen. Os tradicionais malte, lúpulo e fermento também estão presentes na receita da Reuse Brew.
Segundo a Xylem, responsável pela tecnologia hídrica usada na fabricação da cerveja feita com água de esgoto tratada, o processo começa com a injeção de ozônio nas águas residuais. Em seguida, há a oxidação com raios ultravioleta e peróxido de hidrogênio, seguida pela purificação e filtração, incluindo a nanofiltração.
Todo este procedimento possibilita a remoção de 99,999% de produtos químicos e contaminantes presentes na água, de acordo com a companhia sediada nos Estados Unidos. Ao final, o líquido está pronto para ser utilizado como água potável, regar plantas, encher piscinas e muito mais.
“Reuse Brew não é apenas uma bebida, é um ponto de partida para uma conversa, gerando discussões sobre conservação de água, eficiência de recursos e as infinitas possibilidades de práticas cervejeiras sustentáveis”, comentou a diretora de comunicação da Xylem, Marlies Poppe, em entrevista ao The Next Web.
Apresentando “frescor agradável que é complementado por uma leve doçura maltada e uma nota amarga sutil”, de acordo com Poppe, a Reuse Brew estreia oficialmente na feira IFAT. O evento de tecnologia sustentável acontece entre os dias 13 e 17 de maio em Munique, na Alemanha.
Durante a feira, será possível degustar a cerveja fabricada com água reciclada e levar para casa uma garrafa da bebida. A empresa não revelou o preço da Reuse Brew nem comentou se a cerveja sustentável será comercializada em outros países.