Plutão vai completar a sua primeira órbita ao redor do Sol apenas em 2178
402
Compartilhamentos

Plutão vai completar a sua primeira órbita ao redor do Sol apenas em 2178

Último Vídeo

Plutão pode não ser mais considerado propriamente um planeta, mas a curiosidade astronômica sobre ele permanece. Desde quando foi descoberto, em fevereiro de 1930, Plutão ainda não completou uma volta completa em torno do Sol e, pelo cálculo de sua rota, só vai terminar o primeiro ciclo no ano 2178.

Plutão tem uma órbita elíptica e a sua distância em relação ao Sol varia de 4,4 a 7,4 bilhões de quilômetros. Isso faz com que o planeta anão leve 248 anos para circular todo o Sol. Em comparação, a Terra está a uma distância de apenas 150 milhões de quilômetros da estrela; e Netuno, o oitavo planeta do nosso sistema, leva quase 165 anos para realizar uma órbita ao redor do Astro Rei.

Planeta anão do Cinturão de Kuiper

Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar até 2006, quando foi rebaixado para a categoria de planeta anão. A descoberta de outros corpos celestes na região do Cinturão de Kuiper, com características semelhantes de massa e densidade, fez com que a classificação de Plutão fosse revista.

Fonte da imagem: Reprodução/Universe Today

O Cinturão de Kuiper, área que se estende a partir da órbita de Netuno no sistema solar, contém uma grande quantidade de objetos celestes, em geral formações de rocha e gelo, remanescentes da nebulosa protossolar que deu origem aos planetas.

Apesar de ter gravidade e possuir uma rota definida ao redor do Sol, Plutão, assim como os outros planetas anões dessa região, não possui uma órbita desimpedida. E Plutão não é nem o maior astro do Cinturão de Kuiper; o planeta anão Éris, descoberto em 2005, de cerca de 2.500 quilômetros de diâmetro, é ligeiramente maior e mais denso do que Plutão.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.