Artes/cultura
24/04/2017 às 10:01•3 min de leitura
Você deve estar acompanhando — ou até ter participado — do desafio “9 verdades e 1 mito”, que está rolando nas redes sociais, certo? Pois nós aqui do Mega Curioso resolvemos seguir a corrente, mas fazer de uma forma educativa! Aqui vão 9 fatos e 1 mentirinha a respeito de conhecimentos biológicos. Além de apresentá-los a você, ainda daremos uma pequena justificativa para cada um.
Assim, não se esqueça de que há apenas um mito... Olhe a lista a seguir por um tempo e depois confira as justificativas abaixo. Só não vale colar, hein!
Agora que já tem sua opinião, vamos às respostas!
Você contava com isso?
As plantas conseguem perceber moléculas no ar e reagir a elas. É por isso que isolá-las em um compartimento causa seu amadurecimento, por exemplo. É uma resposta a um gás chamado etileno. Também se sabe que as plantas têm muito mais receptores de luz que os humanos e, portanto, “enxergam” mais cores.
Esse é o exoesqueleto de uma tarântula
A maioria das espécies de animais que habitam hoje a Terra pertence ao grupo dos artrópodes. Neste grupo estão incluídos, por exemplo, os insetos, os aracnídeos, os crustáceos, as lacraias e os gongolos. Todos os animais desse conjunto apresentam um esqueleto externo formado por quitina, um tipo de açúcar.
Os fios podem revelar muito mais do que você imagina
A partir da análise da queratina que constitui o cabelo, é possível deduzir informações como o sexo, a idade, os hábitos alimentares, o histórico de uso de drogas, IMC e até o lugar de origem de uma pessoa.
Perigando
Embora os motivos sejam diferentes — entre eles as mudanças climáticas, a atividade humana e alguns outros fatores —, as abelhas, os ursos polares e os pandas estão, infelizmente, vulneráveis e seriamente ameaçados de extinção.
Quem diria... as galinhas são descendentes dos tiranossauros
Por incrível que pareça, nem todos os dinossauros foram extintos. Os pequenos dinossauros conseguiram sobreviver e deixaram os descendentes que hoje chamamos de aves.
Sim! Essa coisa espinhenta na imagem é um pênis
A craca não é o animal com o maior pênis. Nesse caso, quem vence é a baleia azul! No entanto, as cracas saem na frente no quesito tamanho do pênis em comparação com o tamanho do corpo.
Os grandalhões desapareceram muito, muito antes de os humanos aparecerem por aqui
Os grandes dinossauros foram extintos há cerca de 65 milhões de anos, enquanto a espécie humana — como conhecemos hoje — surgiu cerca de 200 mil anos atrás, no máximo. Minhocas e caracóis, no entanto, são grupos mais antigos e algumas espécies conviveram com os dinossauros.
Bat-papo
A língua dos morcegos é bastante grande e eles usam o sonar através do eco do som que eles emitem estalando esse órgão. É assim que aqueles que não têm olhos bem desenvolvidos fazem o reconhecimento do ambiente ao seu redor.
Cocôs fossilizados
Os coprólitos são fezes que passaram pelo processo de fossilização e carregam em si partes dos alimentos que o animal que o deixou ingeria. Assim, os cientistas conseguem traçar até mesmo perfis de cadeias alimentares com essas informações.
Balela
Embora alguns experimentos no passado tenham tentado demonstrar o efeito da música no crescimento e desenvolvimento das plantinhas, foi descoberto mais recentemente que a música em si não faz diferença nenhuma. No máximo, as ondas sonoras e seu impacto e temperatura podem afetar os vegetais, mas aí independe do estilo musical.
*Este texto é de autoria de Marcus Cattem, professor de Ciências e Biologia. Valeu, Marcus!
O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.