As novidades em malhação para 2011

12/04/2011 às 08:404 min de leitura

Comecinho do ano já passou, férias, Carnaval, aquela avalanche de chocolates da Páscoa. Você está vendo a sua boa forma ir para o espaço e ainda não voltou para a academia? Calma, comece devagar para voltar ao ritmo e escolha uma atividade física que você goste e sinta prazer em fazer.

O mundo fitness não para de inovar. Exercícios diferentes e aparelhos cada vez mais sofisticados surgem a cada ano, baseados em pesquisas e adaptação com modalidades já existentes.

As novidades de 2011 podem fazer você retornar ainda mais empolgada para a academia, dando bons resultados na sua malhação e, consequentemente, na sua saúde. Afinal, hoje em dia, muito mais importante do que estar no shape é ser saudável e ter qualidade de vida.

Pesquisadores associados ao Colégio Americano de Medicina do Esporte, nos Estados Unidos, ouviram 2.219 especialistas da área, de diversos países, e formularam uma lista com as atividades que vão se destacar neste ano nas academias em todo o mundo e também no Brasil.

Confira abaixo algumas das novidades que prometem agitar os malhadores de plantão em 2011, de acordo com a lista dos pesquisadores e também com outras tendências que já estão aparecendo nas terras brasileiras. Dê um chega para lá na preguiça e inspire-se nestas modalidades!

Levantamento terra

O levantamento terra era antes exclusivo de atletas e fisiculturistas. Agora a modalidade também virou sensação nas academias para quem quer ganhar força e músculos. Esta é uma atividade de treinamento com pesos - uma das mais eficientes para a hipertrofia muscular. O levantamento terra desenvolve a musculatura da região lombar, pernas, trapézio e glúteos. Ótima para dar aquela turbinada no bumbum!

Porém, este exercício exige bastante cuidado na sua realização e é necessário manter a postura perfeita, senão há grande risco de lesões. Há mais de uma técnica de levantamento: o com agachamento e o levantamento com as pernas estendidas (STIFF). Os resultados deste treinamento são rápidos, mas como falado anteriormente, o cuidado com a coluna deve ser sempre redobrado. Assim como a quantidade de peso. É importante contar sempre com um profissional de educação física para dar todas as instruções.

Treinamento core

O treinamento core ou Core Trainning tem como objetivo fortalecer a coluna para melhorar o desempenho em outras atividades esportivas ou físicas realizadas no dia a dia. O core se baseia na musculatura central. Ela tem como finalidade aumentar a proteção contra lesões, e os movimentos são feitos para atingir todos os grupos musculares de coluna, tronco e pelve. A atividade promove sequências controladas com transferência de peso e energia.

As aulas são feitas com bolas que desafiam o sistema de controle motor e promovem o fortalecimento dos músculos abdominais e paravertebrais - que protegem a coluna. Essa prática é benéfica para estabilizar e diminuir as pressões exercidas pelas posturas adotadas no cotidiano, além de proporcionar mais equilíbrio e força.

Treinos especiais

Não existe nada mais chato do que ir pra academia sem gostar do exercício que você faz lá, certo? Devido a isso, a cada dia surgem aulas mais divertidas que aliam condicionamento físico e entretenimento. As academias oferecem também aulas de esportes de quadras, por exemplo, como basquete e vôlei. Em algumas não é só o jogo que vale: treinar os movimentos similares aos praticados nas partidas também tem se tornado uma ótima opção de exercício - são os treinos especiais inspirados em atividades esportivas.

Slackline

Você já experimentou andar na corda bamba como um equilibrista? Pois é baseado nesse conceito que surgiu o Slackline, modalidade que consiste em se equilibrar numa corda, ou uma fita específica, de 60 a 100 cm do chão. Então, pode ficar tranquila que a altura é mínima, nem precisa de rede de proteção.

A atividade promove principalmente a concentração e pode ser feita como aquecimento para um exercício mais vigoroso. Atletas mais avançados conseguem fazer movimentos mais radicais como balançar, pular e voltar à corda. Além de tudo, a prática oferece muita diversão e pode ser feita ao ar livre ou indoor.

Exercício funcional

O exercício funcional é indicado para aperfeiçoar e melhorar o desempenho em outras atividades físicas, diminuir o risco de lesões e contusões e preparar o corpo para outras práticas de forma integrada e harmoniosa. Os exercícios aliam flexibilidade, coordenação, força, resistência, consciência corporal e equilíbrio.

Esta prática é feita com o auxílio de alguns equipamentos, como o basu, que é uma espécie de bola cortada ao meio. Essa bola fica no chão, e o aluno deve se equilibrar nela enquanto realiza outro movimento, de fortalecimento, por exemplo. Também são utilizadas cordas suspensas para aprimorar a concentração e a força. Além de um minitrampolim para trabalhar a capacidade aeróbica e muscular. A prática é conhecida como desafiadora, ou seja, estimula a capacidade de cada grupo muscular em cada movimento.

Esta modalidade se adapta às necessidades de cada pessoa e oferece um preparo para cada movimento que se faz no dia a dia, a fim de diminuir lesões, equilibrar o corpo, fortalecer e alongar a musculatura.

Boot camp

Que tal participar de treinos pesados como os dos militares? Disciplina, esforço máximo, obstáculos e muito suor! Essa é a proposta da modalidade Boot Camp, que consiste em simular o treinamento físico dos soldados, incluindo as flexões, corridas e polichinelos.

A atividade, ainda nova no Brasil, também pode oferecer os treinamentos fora da academia, em locais específicos. Os praticantes podem até passar uma ou mais noites em alojamentos, como uma espécie de acampamento - daí o nome Boot Camp. Mas o acampamento é só para quem quiser fazer os exercícios fora, ninguém é obrigado a “pedir pra sair”! A prática exige força e resistência, mas também estimula o senso de equipe e motivacional.

Yogilates

Bem-estar, equilíbrio, postura alinhada, flexibilidade, abdômen forte, corpo firme e desenhado. Todos esses benefícios são promovidos pela Yoga e o Pilates. Pois, as duas modalidades foram unidas para duplicar suas vantagens com o Yogilates. A prática é simples, mas com exercícios de equilíbrio e força referentes às duas atividades, e alia os exercícios tradicionais, como as posições da Yoga com o realinhamento postural que o Pilates oferece.

Eleja sua atividade preferida e comece a se mexer. O importante acima de tudo é gostar da prática e ir de acordo com os seus limites. Uma atividade física feita com satisfação dá mais resultados e te deixa muito mais feliz!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: