Estas são 5 das estruturas mais simétricas do mundo

30/03/2017 às 11:213 min de leitura

Você saberia dizer — sem olhar no Google! — qual é o objeto mais simétrico já fabricado no mundo? Difícil, né? Pois Rose Eveleth, da prestigiosa revista científica Nautilus, dos EUA, reuniu, em um interessante artigo, cinco dos objetos mais simétricos produzidos pelo homem — e você pode saber mais sobre cada um deles a seguir:

1 – Rotores supersimétricos

Os rotores que você vai ver a seguir faziam parte de um conjunto de giroscópios que foram empregados em 2004, durante o lançamento da Sonda de Gravidade B (ou GP-B) — que tinha como missão testar a teoria geral da relatividade. Mais precisamente, o satélite deveria medir dois dos fenômenos previstos pela famosa teoria proposta por Albert Einstein: a curvatura do espaço-tempo e a distorção do espaço-tempo por objetos grandes.

Entretanto, para aferir essas coisas, os giroscópios tinham que ser altamente precisos. Estar fora de qualquer medida maior do que 1 bilionésimo centésimo de grau a cada hora poderia arruinar a experiência — e a chave para a construção de um giroscópio tão exato foi a criação de rotores perfeitamente simétricos.

Esses rotores precisavam ser totalmente equilibrados e completamente homogêneos, inclusive em seu interior. A equipe responsável pela sonda criou essas pequenas esferas a partir de blocos de quartzo puro obtidos aqui no Brasil e moldados na Alemanha, e a superfície de cada giroscópio resultou ser quase que totalmente esférica.

De acordo com o Guinness Book, o Livro dos Recordes, esses são os objetos mais redondos já produzidos pelo homem. A equipe de Stanford que trabalhou nas esferas disse que apenas as estrelas de nêutrons são mais esféricas que as peças criadas por eles.

2 – O futuro “quilograma”

Quando o assunto são as esferas perfeitas, o único concorrente real dos rotores é a “bola” que logo deve definir 1 quilograma. Só os materiais utilizados para criá-la custaram mais de 1 milhão de dólares, e essa esfera é resultado do trabalho realizado por cientistas do Projeto Avogadro, que tem como objetivo substituir o IPK, o Protótipo Internacional do Quilograma.

O quilo é a última unidade do Sistema Internacional de Unidades — basicamente, o sistema métrico — que ainda é definido por um objeto em vez de princípios físicos. Ele consiste em um cilindro feito de 90% de platina e 10% de irídio que atualmente se encontra guardado sob três frascos armazenados em um cofre climatizado que fica nos arredores de Paris. Veja uma réplica a seguir:

Viu o cilindro ali dentro?

Na verdade, existem 40 desses cilindros que são mantidos em outros países, e o problema é que o IPK de referência, o que se encontra na França, perdeu um pouquinho de peso — algo inaceitável para um objeto usado para definir uma unidade de massa! Assim, o Projeto Avogadro criou duas esferas do tamanho de uma bola de futebol de salão quase perfeitas, feitas inteiramente de átomos de silício-28.

As esferas resultantes têm apenas uma variação de 25 nanômetros na sua esfericidade e podem ser consideradas perfeitamente redondas — o que significa que elas provavelmente vão roubar o título de simetria dos rotores descritos no item 1. Agora, que as bolas estão prontas, pesquisadores em diferentes países tentarão determinar o número exato de átomos que cada uma contém para, assim, chegar a um acordo universal sobre qual, exatamente, é a massa de 1 quilograma.

3 – O grupo Lie-E8

Distantes das incômodas realidades do mundo físico, matemáticos imaginaram estruturas incrivelmente simétricas. O grupo Lie-E8, por exemplo, é composto por um conjunto de 248 formas diferentes de simetria que se aplicam a um objeto teórico de 57 dimensões. A estrutura foi teorizada no final do século 19, mas apenas recentemente pesquisadores do Reino Unido e da Alemanha conseguiram criar um sistema físico que representa a E8 no mundo real.

Para observar as simetrias do grupo Lie-E8, os pesquisadores refrigeraram um cristal feito de cobalto e nióbio a temperaturas próximas do zero absoluto. Depois, eles submeteram esse cristal a um campo magnético e, conforme foram aumentando a força do campo, a movimentação dos elétrons em seu interior formou padrões que indicaram que eles tinham aderido à estrutura do E8.

Ver esse padrão surgir sugere mais do que apenas a capacidade de construir algo muito simétrico. O experimento também aponta que existem simetrias escondidas no mundo quântico que ditam como os elétrons se organizam.

4 – O Taj Mahal

Uma das maravilhas arquitetônicas mais incríveis do mundo, o Taj Mahal é um mausoléu construído pelo imperador Shah Jahan para sua esposa, Mahal, que morreu durante o parto. Jahan queria que o edifício representasse relacionamentos harmoniosos e pediu que o arquiteto responsável pelo projeto criasse algo com simetria bilateral.

O resultado é um edifício que inclui detalhes simétricos desde a estrutura em grande escala até os mínimos detalhes decorativos. O Taj Mahal é frequentemente citado como o exemplo máximo de simetria em edifícios, mas é difícil identificar a estrutura mais harmoniosa já construída, uma vez que muitos arquitetos usam a proporcionalidade de forma proeminente em seus projetos.

5 – Alargadores feitos de pedras vulcânicas

Criar manualmente algo que é realmente simétrico é difícil mesmo com as ferramentas de que dispomos hoje dia. É por isso que os alargadores que você vai ver a seguir são tão impressionantes! Eles foram criados pelos astecas há séculos, mas são tão bem-feitos que a turminha fã das teorias da conspiração alega que peças assim não poderiam ter sido criadas sem o uso de ferramentas modernas.

Os arqueólogos discordam e garantem que os alargadores não foram fabricados por alienígenas ou por charlatões atuais, mas sim por artesãos supertalentosos. Especialistas que escavaram as oficinas onde eles foram produzidos dizem que muitos foram criados com o uso de ferramentas de pedra, cerâmica e madeira. Assim, embora pareçam sobrenaturais, os adereços não passam de exemplos de um incrível trabalho manual.

*Texto escrito por Kelly Jamal via N-Experts

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: