Ford pesquisa as causas do enjoo em viagens de carro e dá dicas
1.171
Compartilhamentos

Ford pesquisa as causas do enjoo em viagens de carro e dá dicas

Último Vídeo

Você já deve saber que viagens de carro causam mal-estar a algumas pessoas, certo? A novidade é que, agora, cientistas do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford, na Alemanha, se uniram com especialistas em doenças de movimento para investigar o que causa essa sensação tão desagradável e, assim, encontrar modos de evitá-la. Como era possível prever, algumas conclusões já são bem conhecidas, mas outras ampliam nosso leque de informações a respeito do assunto.

Os pesquisadores descobriram que dois terços da população devem sentir enjoo em viagens de carro em algum momento da vida, especialmente na posição de passageiro — e ainda mais se for criança ou adolescente. Outro ponto que agrava o mal-estar é sentar no banco de trás e jogar algum game ou assistir a filmes com a cabeça para baixo por mais de 10 minutos.

Isso também não deve fazer muito bem...

Um dado curioso, no entanto, é que esse desconforto todo não costuma se manifestar em bebês — inclusive muitos demonstram gostar bastante de dar umas voltas de carro e tirar uma soneca —, mas sim somente depois que começamos a andar. Talvez seguindo a mesma lógica, os animais (inclusive peixinhos-dourados!) também podem sentir enjoo em viagens.

“O enjoo no carro é um problema complexo. É uma reação natural a um estímulo antinatural e não tem cura, mas é possível aliviar os sintomas”, explica o professor Jelte Bos, da TNO Sistemas de Percepção e Cognição, em Soesterberg, na Holanda.

Inovações à vista!

Os pesquisadores perceberam que, se a tela ficasse em posição mais alta e os voluntários conseguissem ver mais da estrada de ambos os lados, o enjoo não costumava aparecer. Esse é um dado bastante interessante para a Ford, que pretende agora realizar mais estudos para testar modos alternativos de informar os passageiros sobre trajetos mais complicados, como curvas acentuadas ou lombadas, por exemplo.

Tão linda, né? Pena que pode dar enjoo...

“O enjoo no carro pode transformar a viagem sonhada pela família em um pesadelo, deixando os pais preocupados e olhando para os filhos no banco de trás”, diz Eike Schmidt, engenheiro do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford. “O conforto é um foco importante quando projetamos os carros do futuro e queremos fazer todo o possível para reduzir esse inconveniente.”

Enquanto isso... Como evitar os enjoos?

  • Sente-se de preferência no banco da frente, ou no meio quando estiver no banco de trás, para poder enxergar a estrada à frente.
  • Dirija de modo suave e, sempre que possível, evite freadas e acelerações bruscas e passar sobre buracos — seus passageiros agradecem!
  • Distraia quem estiver passando mal – até cantar em família pode ajudar.
  • Não há problema em beber refrigerante e comer biscoitos, mas evite tomar café.
  • Use um travesseiro ou um suporte para evitar que a cabeça balance.
  • Use o ar-condicionado para manter a circulação de ar fresco na cabine.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.