Você sabe por que agosto é conhecido como o mês do cachorro louco?

06/08/2018 às 04:302 min de leitura

Uma das crendices populares mais difundidas aqui no Brasil é a de que agosto é o mês do cachorro louco. Apesar de ser algo sem muita explicação científica, essa ideia se propaga ano após ano; mas, afinal, de onde vem essa história?

Muitos sites explicam que essa lenda começou porque o mês de agosto é aquele em que as cadelas mais entram no cio, deixando os machos eufóricos – ou “loucos”, como você preferir. Por conta disso, principalmente entre os cães de rua, há um intenso coral de uivos e rituais de acasalamento, o que geraria muita briga.

Nessas pelejas, o vírus da raiva acaba se propagando com mais facilidade. Ele pode contaminar todos os tipos de mamíferos, inclusive os humanos, e são raríssimos os casos de cura – por isso a importância de vacinar seus os animais regularmente. O vírus se instala nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, antes de se alastrar para as glândulas salivares, que são as responsáveis pela transmissão entre indivíduos.

Nas ruas, cadelas no cio arrastam grandes matilhas e favorecerem a contaminação pelo vírus da raiva

Ao contrário do que se pensa, não são os cães os maiores portadores da doença, também conhecida como hidrofobia: na verdade, são os morcegos os mais contaminados, mas são os gatos e cachorros que mais transmitem ao homem, devido ao convívio diário. Os primeiros sintomas costumam aparecer em até 45 dias após o contágio e podem se manifestar através de confusão mental, alucinações, convulsões, salivação excessiva, agressividade e desorientação.

Voltando ao mês de agosto, a explicação bastante popular na internet é a de que condições climáticas favorecem o cio das fêmeas, mas essa informação não foi comprovada pelo Mega em nenhum periódico científico. Em entrevista ao site Bem Paraná, Paulo Roberto Colnaghi, coordenador da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, garante que essa também é uma lenda. “É uma coisa que pegou e com o passar dos anos vem se falando muito. Alguns dizem que é início da Segunda Guerra ou por conta de Hiroshima e Nagasaki, outros apontam que é em função de as fêmeas entrarem mais no cio, mas a gente discorda disso, é uma bobagem”, garante.

Bem, independentemente da veracidade da história, o ideal é deixar seus animais sempre com a vacinação em dia. Você pode procurar uma clínica perto de sua casa e ver as melhores recomendações veterinárias para seus bichinhos. Afinal, ninguém quer perdê-los por descuido nem colocar a própria vida em risco, não é mesmo?

Salivação excessiva pode ser um indício de que seu cão (ou até seu gato) está com raiva

 

*Publicado originalmente em 07/08/2017.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: