Bizarro: lago surge da noite para o dia no meio do deserto da Tunísia

03/10/2017 às 12:151 min de leitura

Se você pensa que os lagos não são capazes de ter grandes segredos, você está enganado. Na semana passada, mostramos a história de um lago que vitimou de uma só vez mais de 1,7 mil pessoas com a emanação de gases tóxicos. Desta vez, vamos falar da porção de água que surgiu no meio do nada, na Tunísia, em 2014.

O país fica bem no norte da África e possui uma grande extensão de desertos. Naquele ano, a seca estava ainda mais forte, então ninguém esperava que um lago fosse surgir do nada! Mesmo assim, em agosto, uma grande concentração de água surgiu na região de Gafsa, a 360 km de Tunes, capital do país.

A descoberta foi feita por Mehdi Bilel enquanto ele voltava de um casamento no norte do país. O lago não estava lá dias antes, então de onde é que ele surgira? Rapidamente, a notícia se espalhou e virou uma atração turística, principalmente por conta do calor, que era próximo aos 40 graus Celsius!

Lac of GafsaLago surgiu em uma região extremamente árida

Isso se tornou um problema, já que a região de Gafsa é rica em fosfato, usado em fertilizantes, pesticidas, detergentes, fósforos e armas químicas – ou seja, não seria muito aconselhável nadar nas águas desse lago. A galera ignorou esses avisos e nem mesmo a alta concentração de algas que surgiu poucos dias depois afastou os curiosos. Esse detalhe pode significar que as águas estavam paradas e não sendo renovadas, sendo potencialmente perigosas e contaminadas.

Acredita-se que um leve tremor de terra possa ter aberto uma fissura que encontrou um bolsão de água subterrâneo e jogou toda essa massa líquida para a superfície. O Lac de Gafsa possui profundidade de até 18 metros e cobre uma área de um hectare. A galera da redondeza adorou a novidade!

Lac of GafsaGalera adorou a novidade

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: