publicidade

Víbora-do-gabão: a cobra com uma das picadas mais assustadoras do mundo

05/10/2017 às 06:002 min de leitura

Como se as cobras “convencionais” não fossem assustadoras o suficiente, imagine se deparar com uma que parece ter chifres. Além de peçonhenta, demoníaca! Pois é, caro leitor, essa é a víbora-do-gabão que, ademais de ter aparência bem pouco amigável, é dona de uma das picadas mais horrendas do mundo. Bem, do mundo dos ofídios, pelo menos.

Víbora nervosa

De acordo com Isidoro Merino, do El País, a víbora-do-gabão (Bitis gabonica), nativa das florestas e savanas da África subsaariana, é capaz de perfurar a pele de elefantes com sua poderosa picada — e não tem nenhuma dificuldade em cravar suas presas nas botas ou sapatos de pessoas distraídas que perturbarem esses répteis. E falando em presas, a víbora-do-gabão é dona dos “dentinhos” mais longos entre todos os ofídios, com nada menos cinco centímetros de comprimento.

Víbora-do-gabãoGrandalhona e extremamente perigosa (Wikimedia Commons/Hectonichus)

Com presas assim, a víbora-do-gabão consegue não só perfurar a pele de suas vítimas, como atingir músculos e chegar aos grandes vasos sanguíneos e aplicar uma dose de seu veneno letal. A toxina produzida por essa espécie de víbora consiste em uma mortal mistura que dá a ela características hemotóxicas, citotóxicas e neurotóxicas, o que significa que o coquetel preparado pela víbora é capaz de causar hemorragias, destruir as nossas células e provocar sérios danos ao sistema nervoso. Tenso, né?

Pois a víbora-do-gabão apresenta a maior produção de veneno do mundo e, como você já deve ter imaginado, quem tiver o azar de levar uma picada, deve se apressar muito em buscar ajuda ou se despedir deste mundo cruel. Isso porque, esse réptil pode injetar até 600 miligramas com cada “mordisco”, que é uma quantidade suficiente para matar um elefante adulto — ou 100 seres humanos adultos.

Víbora-do-gabãoAinda bem que são supertímidas (Life is Short but Snakes are Long)

Segundo Isidoro, as víboras-do-gabão podem chegar a medir até dois metros de comprimento e pesar 12 quilos, o que a torna a víbora mais pesada que existe e o maior integrante do gênero Bitis. Outra característica interessante desse animal é que, assim como os demais membros da família Viperidae, ele conta com presas retráteis que se abrem como se fossem uma navalha na hora de dar o bote e vários dentinhos sobressalentes que ficam armazenados nas laterais de sua mandíbula e que repõem as presas perdidas.

Por sorte, as víboras-do-gabão são supertímidas e preferem passar completamente despercebidas. Elas costumam se esconder e ficar camufladas entre folhas secas e apenas atacam quando se sentem ameaçadas ou são provocadas.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: